Paraíba é o estado mais competitivo do Nordeste

Destaque Paraíba

A Paraíba é o 1º estado do Nordeste em competitividade no ano de 2018, apresentando uma nota geral de 52,7, mais de três pontos acima da média nacional. O desempenho garantiu ainda o nono lugar entre estados do Brasil, avançando uma posição em relação a 2017. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre os quesitos analisados, a Paraíba apareceu bem em Infraestrutura, Segurança e Solidez Fiscal, por exemplo, mas ainda está abaixo da média nacional em Potencial de Mercado, Educação e Eficiência da Máquina Pública.
Na Infraestrutura, o Estado é destaque no Brasil, alcançando o 2º lugar, com 67,3 pontos, 23 a mais que a média nacional. O estado apresentou pequenas quedas na pontuação referente aos custos da energia, combustível e do saneamento. Por outro lado, mostrou grande avanço no que se refere à qualidade da energia (de 90 para 100 pontos) e à qualidade das rodovias (de 40 para 62 pontos).
Segurança Pública é outro pilar em que a Paraíba aparece bem, ocupando o 9º lugar entre os estados, com 67,8 pontos. O resultado foi impulsionado pelo crescimento em segurança patrimonial (mais 35 pontos em quatro anos) e na atuação do sistema de Justiça Criminal (mais 27,6 pontos com relação a 2014). A segurança pessoal também apresentou acréscimo considerável na nota, subindo 15,7 pontos.
O resultado primário, que considera a diferença entre receitas e despesas do Estado, foi o fator responsável pelo bom resultado em Solidez Fiscal, onde a Paraíba alcançou mais de 80 pontos, ocupando a 11ª posição nacional. O sucesso da execução orçamentária também contribuiu, apresentando crescimento de nove pontos. O último pilar onde a Paraíba se destacou foi o de Inovação, ficando em 8º lugar no Brasil com 38,4 pontos.
No que se refere à Sustentabilidade Ambiental, a Paraíba aparece acima da média nacional, mas apenas na 16ª posição entre as unidades da federação. O Estado cresceu em destinação do lixo (de 2,5 para 45,1 pontos) e no controle da emissão de dióxido de carbono (de 36 para 63). Por outro lado, teve queda em pontos como serviços urbanos e tratamento de esgoto.
Custo com judiciário aumenta, eficiência diminui
 A Paraíba ainda aparece abaixo da média nacional em Eficiência da Máquina Pública, ocupando o 18º lugar. O estado apresenta melhoras nas notas de custos do Executivo e Legislativo. A nota referente ao custo do Judiciário, no entanto, aumentou. Por outro lado, a eficiência da Justiça Estadual teve queda, tendo sua nota rebaixada em dois pontos nos últimos quatro anos.
A desigualdade de renda foi um dos fatores que puxou para baixo o desempenho da Paraíba em Sustentabilidade Social, onde ocupa a 14ª posição. Em quatro anos, a pontuação da Paraíba caiu mais de 28 pontos no quesito desigualdade, além de mostrar baixa acentuada em questões como inadequação das moradias e segurança alimentar. Quesitos como IDH e inserção econômica tiveram resultados positivos, tendo este último evoluído mais de 40 pontos.
No quesito Potencial de Mercado, a Paraíba apresentou o seu pior desempenho na série histórica, ficando em 18º lugar entre os estados e bem abaixo da média nacional. Desde 2015, a média paraibana caiu 26,5 pontos, chegando a 24,1 em 2018. A queda foi puxada pelos resultados insatisfatórios da taxa de crescimento, que saiu de 99,1 para 35,8 em quatro anos. O consultor de mercado Paulo Júnior, afirmou que o cenário é promissor. “A Paraíba tem consolidado sua posição e demonstrado avanço em diversas áreas, assim como uma oportunidade de crescimento em diversas outras. O que é necessário é que haja mais investimento para otimizar a capacitação profissional e ensinar aos empreendedores uma forma de enxergar o caminho. Tudo isso impacta o potencial de mercado do Estado”, afirmou.
No pilar capital humano o Estado aparece em 19º no país, com 23,2 pontos. O Estado tem avançado no grau de instrução da População Economicamente Ativa, mas apresentou um ano ruim em critérios como produtividade do trabalho e qualificação da mão de obra. Em anos anteriores, vinha apresentando crescimento paulatino ou estabilidade nestes pontos.
Outro quesito que traz a Paraíba abaixo da média nacional é a Educação, onde o Estado pontuou 44,3, fixando-se em 15º do país. O Estado mantém nota máxima na avaliação da educação, mas teve quedas leves no que se refere ao Enem e ao Ideb, e queda acentuada (mais de 50 pontos) no que se refere ao Programa Internacional de Avaliação do Estudante (Pisa). A taxa de atendimento ao Ensino Infantil, por outro lado, tem subido, assim como a frequência no Ensino Médio.
 Sobre o Ranking
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave.  Disponível em uma plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre 10 pilares. O documento é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit.
A Paraíba em relação ao Nordeste 

Estado Pontuação Posição no Ranking Nacional
Paraíba 52,7
Ceará 51,2 12º
Alagoas 42,5 16º
Rio Grande do Norte 40,6 19º
Pernambuco 39,6 20º
Piauí 37,9 21º
Bahia 37,7 22º
Sergipe 33,5 25º
Maranhão 32,6 26º

 Arthur Araújo – Jornal Correio da Paraíba