Dirigentes pedem políticas públicas para o Turismo na abertura da Abav Expo

Abav Expo 2018

Nunca na história da Abav Expo de Turismo os discursos das autoridades foram tão políticos e críticos ao atual modelo de políticas públicas voltadas para o crescimento da atividade turística do Brasil. Na abertura de 46ª edição do evento, nesta quarta-feira (26), em São Paulo, o tom das vozes foram elevadas, num breve recado de que os futuros presidente, governadores e deputados e senadores não terão trégua caso não busque colocar como prioridade a atividade turística.
O primeiro a se pronunciar foi o presidente da Abav nacional, anfitrião, Geraldo Rocha, que anunciou alguns números prévios do evento, que já tinha cerca de 20 mil pré-inscrições até a última sexta-feira. Antes de sua fala, foi exibido um vídeo contando a história da associação, que este ano está completando 65 anos de fundação, com uma base de 2,3 mil associados em todo o Brasil.

Presidente da Brazota defende igualdade de gêneros

Em seguida, a presidente da Braztoa, Magda Nassar, começou a elevar o tom político, defendendo, inclusive, a igualdade de gêneros e maior participação das mulheres em cargos de liderança. Sem citar nomes, ela desabafou, dizendo que as mulheres não podem votar em candidatos que não prezam o início de respeito às mulheres e que nessas eleições existem na disputa cinco cargos e que as mulheres votem em, pelo menos, em uma mulher em um deles.
Magda Nassar disse que o setor de turismo não pode mais aceitar propostas e promessas vazias, como sempre foi uma cultura no país nos períodos eleitorais. “O voto não é procuração em branco e não adoto a #nãoaceito, a minha hastag é #queroresultados”, enfatizou a presidente da Braztoa.

Tete Bezerra fala em desafios tecnológicos

A presidente da Embratur, Tete Bezerra, assinou embaixo as palavras proferidas pela Magda Nassar, mas adotou um tom mais ameno, afirmando que, apesar de todas as mazelas do turismo brasileiro, o país está em busca de continuar competindo no mercado internacional. Segundo ela, a Embratur está investindo em novas tecnologias, aprendendo com as experiências das melhores práticas do mundo.
Na opinião de Tete Bezerra, o emprego da tecnologia é um processo irreversível e os profissionais da área precisam buscar mais e novos conhecimentos. Somente no uso do visto digital, apontou, foram registrados 471 pedidos de vistos que saíram em menos de 72 horas, de países como Estados Unidos, Canadá e Japão.
Apesar do otimismo, a presidente da Embratur também criticou os candidatos aos futuros cargos eletivos, que faltam pouco ou quase nada de projetos voltados para o segmento turístico. “Sinto falta do Turismo nos discursos dos candidatos”, revelou Tete Bezerra.
O presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Turismo, Leandro Maciel Gomes, enveredou também pelas críticas aos atuais políticos brasileiros. Segundo ele, a atividade precisa de mais qualificação, promoção, e, acima de tudo, de mais recursos para implementar ações voltadas para o segmento. “É preciso sensibilizar os governantes e não pergunte o que o Brasil pode fazer pelo Turismo, pergunte o que o Turismo pode fazer pelo Brasil”.
Fábio Cardoso