“Turismo é caminho para abrir o Brasil e crescer”, defende ministro

Brasil

Ao discursar na solenidade que marcou a abertura oficial da 46ª Abav Expo Internacional e 50º Encontro Comercial Braztoa, na semana passada, em São Paulo (SP), o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, defendeu que o Brasil precisa adotar o Turismo como política de desenvolvimento e como caminho para abrir o país ao investimento externo no setor. “Nós, governo e iniciativa privada, acreditamos no turismo como atividade que gera desenvolvimento e empregos, e estamos vendo isso acontecer. Juntos, podemos ajudar o país a se abrir para atrair investimentos e crescer”, disse o ministro.
Ele afirmou que o turismo é alternativa concreta para colocar o mercado brasileiro disponível ao investimento estrangeiro, através de empresas aéreas de baixo custo, parques temáticos, cruzeiros marítimos, concessões de parques naturais e redes hoteleiras. “É assim que vamos melhorar o ambiente de negócios, gerar mais competitividade nos destinos, mais empregos e renda para a economia do turismo”, avaliou, em fala à plateia formada por líderes, empresários, dirigentes, estudantes, autoridades públicas e profissionais do setor.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav Nacional), Geraldo Rocha, frisou que os novos estímulos ao ambiente de negócios têm incentivado o lançamento de novos produtos turísticos no Brasil e que o setor reage a esse novo cenário com a criação de postos de trabalho.
“Conectar toda a diversidade de players e assuntos do setor em espaço único é a proposta deste evento. É o turismo brasileiro mostrando na prática sua relevância como propulsor de desenvolvimento para uma série de outras economias. Direta e indiretamente o nosso setor emprega sete milhões de pessoas no país. A título de curiosidade, na montagem da feira este ano foram empregadas 2,5 mil pessoas. O turismo tem que ser levado a sério porque ele é o ramo da economia que mais rápido faz qualquer nação se recuperar”, discursou.
Assessoria de Imprensa