Após passar por melhorias, a pista auxiliar 17/35, do Aeroporto de Salvador, foi reaberta para operações nessa terça-feira (2). As intervenções começaram em abril desse ano e estavam previstas no Contrato de Concessão do Aeroporto.
Entre as melhorias realizadas na pista estão adequação da faixa de pista e faixa preparada da pista de pouso e decolagem, implantação de acostamentos das principais taxiways e da área de segurança de final de pista – conhecida como RESA (Runway End Safety Area) – em ambas as cabeceiras. Essas mudanças conferem mais segurança às operações.
Além de receber aeronaves de pequeno porte, como helicópteros e jatinhos, a pista auxiliar, depois que for concluído o processo de atualização cadastral realizado junto ao Departamento de Controle Aéreo (DECEA) e à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estará apta a receber aeronaves de maior porte, cuja envergadura pode chegar a 36 m, como o Boeing 737 e o Airbus 320.
Dessa forma, a expectativa é de que voos comerciais que atualmente operam apenas na pista principal do Aeroporto de Salvador possam também pousar e decolar na pista 17/35. Isso vai garantir um tráfego mais fluido de aeronaves e a manutenção dos voos nas etapas em que houver intervenções na pista principal
A pista principal também receberá melhorias. As intervenções estão divididas em três etapas. A primeira contempla delimitação da área de segurança de final de pista (RESA), ajustes na faixa de pista, bem como recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal nos 900m finais da pista.
As obras incluem ainda intervenção na taxiway A, uma das pistas destinadas à movimentação das aeronaves, paralela à área de pousos e decolagens.
Aviação Brasil