Hotel & Food Nordeste comemora sucesso da primeira edição com 11 mil visitantes

Brasil Hotelaria

Entre os dias 3 e 5 de outubro de 2018, o Centro de Convenções de Pernambuco recebeu a primeira edição da feira HFN – Hotel & Food Nordeste. Com o objetivo de promover um grande encontro entre expositores, especialistas e comerciantes dos ramos hoteleiro e alimentício de todo o Nordeste, a feira recebeu a visitação de mais de 11 mil pessoas com caravanas da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará e um impacto econômico de R$ 250 milhões. 

Realizada pela Insight Feiras & Negócios em parceria com as entidades Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a HFN contou com diversos projetos paralelos, como o primeiro Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste (FHAN), e os espaços Gourmet Experience, HotelCor, Beer & Coffee Business e Workshop Alimentação. 

“É um orgulho e uma honra tirar do papel um projeto tão importante para a hotelaria e restaurantes do Nordeste trazendo fornecedores de equipamentos do segmento e muito conteúdo para hoteleiros da nossa região. A feira e o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste excederam as expectativas nesse primeiro ano e a tendência é de crescimento para as próximas edições”, afirmou o presidente da ABIH-PE, Artur Maroja.

Ao todo, foram mais de 120 expositores, que trouxeram as principais novidades e tendências para mercado dos bares, restaurantes e hotéis. Com conteúdos voltados para todo o Nordeste, a HFN promoveu também o fomento ao turismo de eventos em Pernambuco.

“Viemos de uma lacuna de dois anos sem feira dos segmentos de turismo e alimentação fora do lar. Um projeto que nasceu há um ano e meio e que conecta compradores de toda a região Nordeste aos fornecedores. Antes, os profissionais precisavam viajar até o Sudeste, então, estamos aproximando as duas pontas da cadeia produtiva”, acredita Tatiana Menezes, sócia-diretora da Insight Feiras & Negócios.

Entre os expositores da feira, destaque para a Cielo, patrocinadora oficial do evento, que trouxe os novos modelos de suas máquinas de cartão, além de promover workshops com o especialista em marketing digital Bruno Ávila. Também merecem destaque os estandes do CoffeeBar, com as principais novidades para o ramo dos cafés; o Ecohus, com seus móveis e planejamentos ecológicos personalizados; a Soft Works que lançou o primeiro calçado em EVA, fabricado no Brasil; a DM móveis, que em parceria com a VIVA Construtora, apresentou soluções de execução com redução de custo e realização de obra, com o hotel já em operação; a Café Caramello, que além de apresentar uma variedade de produtos, trouxe a primeira Monodoses de Creme de Café, idealizada especialmente para atender a Food-Service.

Em sua programação, a HFN contou com 45 palestras divididas em cinco espaços. O Gourmet Experience foi especialmente pensado para promover a educação em gestão e operação gastronômica. Já o Fórum de Hospedagem e Alimentação do Nordeste foi um espaço de diálogo entre tecnologia, hotelaria e gastronomia. O HotelCor trouxe debates sobre arquitetura e decoração.

Idealizado pelas duas arquitetas Dani Figueroa e Roberta Borsoi, o espaço promoveu ao vivo soluções simples de repaginação com base no artesanato pernambucano, além de promover palestras e debates sobre o assunto. “O HotelCor foi um sucesso. A gente idealizou o espaço pra ser um local de troca de experiências mesmo, desde a ideia de fazer a transformação ao vivo até o tema das palestras e debates. O público curtiu e participou bastante”, enfatizou Dani Figueroa, arquiteta. 

O Beer & Coffee Business reuniu especialistas no empreendedorismo de cafés e cervejas artesanais e contou com dez estandes das principais marcas pernambucanas do ramo, como Debron, Capunga, Duvália, Manguezal, Babylon, Seis Punhos, Ekaut, Senhor Brasil Cafés, Cordel Cafés e Kaffe.

“É a primeira feira que nós participamos e a expectativa foi correspondida. Tivemos um fluxo bastante intenso aqui, e as palestras também sempre muito pertinentes. O saldo foi muito positivo e já estamos animados para a próxima edição”, disse Lidiane Santos, barista ganhadora de importantes prêmios nacionais.

O presidente da Apecerva, Filipe Magalhães, considerou a primeira edição bem proveitosa. “Tinha muita gente de fora de Pernambuco. Consegui contato com profissionais de Maceió, João Pessoa, Natal. A feira foi muito bem organizada, as ideias das palestras e dos espaços eu também achei muito bacana, nunca tinha visto um evento dessa forma. Acho que pra o primeiro ano foi excelente e pretendo estar em 2019 aqui de volta!”.

Também chamou a atenção o concurso de pizzaiolos do Nordeste no Pizza Maker & Down. “Pra mim foi maravilhoso, o público participou muito, lotou a nossa arena. Tivemos a casa cheia nos três dias de competição, com um concurso muito transparente e justo, do jeito que a gente quer. E para o ano que vem queremos dobrar a quantidade de participantes com Síndrome de Down”, arrematou Erilene Monteiro, uma das melhores pizzaiolas do Brasil, premiada por três anos consecutivos com o prêmio Excelência e Qualidade Brasil.

A programação do Workshop Alimentação trouxe doze palestras voltadas para quem já trabalha nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, com dicas e estratégias para aperfeiçoar os conhecimentos. “Tivemos palestras com lotação esgotada como a de riscos sanitários, assunto fundamental para todos os estabelecimentos, e a de tendências gastronômicas. Foram temas variados voltados para os empreendedores”, comenta Zelândia Galvão, responsável pelo espaço.

O Sebrae também participou do evento com uma ilha especialmente dedicada aos empreendedores. “A gente apostou no evento e foi uma oportunidade única para os micro e pequenos empreendedores participarem da feira. É hora de festejar e se preparar para o próximo ano”, falou o gestor de projetos de alimentos e bebidas do Sebrae-PE, Emilio Honório.

No Espaço Startup HFN, foi realizada uma banca de investidores, sete palestras, workshops e venda de soluções. “Foi um link entre inovadores e gestores do mercado tradicional que se encontraram e conseguiram dialogar para atender melhor às pessoas”, colocou Erick de Albuquerque, coordenador de conteúdo.

“Estamos muito felizes com o resultado da primeira edição da feira. Tivemos uma visitação qualificada, um mix de expositores, além de um estande exclusivo do Banco do Nordeste para facilitar linha de crédito para os compradores. Para 2019, além de conteúdo, inovação e tecnologia, traremos novos setores para continuar mostrando ao mercado o que há de mais novo”, enfatiza Carol Baía, sócia-diretora da Insight Feiras & Negócios.

“Já é um marco histórico para o setor de alimentação e hospedagem no Nordeste. Todo o setor foi envolvido e demos um grande passo para esta ser a melhor feira do Nordeste”, finalizou o presidente da Abrasel-PE, André Araújo.

A feira já tem sua segunda edição garantida para 2019, que deve acontecer entre os dias 6 e 8 de novembro, com previsão para reunir mais de 150 expositores. 

Assessoria de Imprensa- Solar da Comunicação