Ruth Avelino deve continuar mais 4 anos na PBTur…

Destaque Fábio Cardoso

No ano passado, entrevistei a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, que, em primeira mão, disse que não pretendia continuar no cargo a partir do final do governo de Ricardo Coutinho. A revelação – fiquei sabendo – trouxe perplexidade entre as pessoas que integram o chamado trade turístico da Paraíba, tendo em vista o excelente trabalho dela à frente do órgão que, no final de dezembro, completa 8 anos.
Soube também, que o próprio candidato ao governo, João Azevedo (PSB), teria telefonado para a Ruth procurando saber sobre a declaração e, acima de tudo, buscando convencê-la a mudar a decisão, pois, segundo ele, a executiva será uma das pessoas chaves no setor caso ele seja eleito governador nessas eleições.
João Azevedo é o candidato que irá dar sequência ao trabalho de Ricardo Coutinho (PSB) e teria prometido para Ruth Avelino dar um novo status à PBTur, com mais recursos financeiros e implementação de novas ações, principalmente, no sentido de divulgar ainda mais o Destino Paraíba, um dos reclamos de quem milita na área.
Ruth Avelino creditou como marco de sua gestão a aplicação do dinheiro público em ações de divulgação e capacitação de agentes e operadores de viagens. Anteriormente, lamentou a executiva, os outros gestores gastavam os poucos recursos da PBTur para promoção de festas de prefeituras para agradar os prefeitos aliados a esse ou aquele governador. Na PBTur, essa política foi vetada também por determinação explícita de Ricardo Coutinho
“Nosso dinheiro, mesmo que pouco, sempre foi aplicado na divulgação. Fizemos uma programação de capacitações com as principais operadoras de turismo do Brasil e de alguns países da América do Sul, como da Argentina e Uruguai. Uma pesquisa da Federação do Comércio mostrava que, em 2011, apenas 0,6% dos turistas que vieram para a Paraíba utilizaram os serviços das agências de viagens. Em 2015, esse percentual subiu para 8%, o que mostra que estamos no caminho certo”, pontuou.

Sempre “tirou leite de pedra”

Para o presidente da Abav-PB (Associação Brasileira das Agências de Viagens, seccional Paraíba), Bruno Mesquita, os 8 anos da atual gestora da PBTur foi “apenas de crescimento”.
Ruth Avelino, segundo Mesquita, tem conseguido projetar a marca da Paraíba nas feiras, “de uma forma mais contundente, mais presente, um avanço nunca visto. Graças a Deus (ela) tem levado a PBTur de uma forma muito profissional e consciente, mesmo com a limitação dos recursos financeiros”.
Mesquita também destacou a conquista do voo internacional, entre João Pessoa e Buenos Aires – que começou a ser operado pela Gol em junho do ano passado – que colocou a Paraíba definitivamente no mercado da América do Sul.
No entanto, apontou o presidente da Abav-PB, “claro que falta muito para chegar a um patamar igual a outros estados do País”. “A gente reza que a próxima gestão dê uma continuidade no que está sendo feito e ter uma atenção maior no segmento de turismo, criando um fundo para o Turismo, inclusive, na Secom (Secretaria de Comunicação), que deve criar campanhas de divulgação da Paraíba no exterior, na Europa, Estados Unidos e América do Sul, com maior participação nas feiras com estande próprio”, indicou.
Segundo Mesquita, “cabe ao novo gestor dar esse sentido maior à PBTur. Ruth está tirando leite de pedra, e precisa de apoio político com emendas parlamentares que tragam mais recursos para a Paraíba, incremento ao Polo Turístico – transformado em Distrito Turístico de João Pessoa -, incentivos ficais para atrair investimentos em resorts e hotéis”.
“Todo governo queria ter uma Ruth no quadro de secretário, à frente da PBTur. Ela vai atrás, defende a Paraíba em todos os momentos. Houve um aumento na divulgação, uma colocação da marca Paraíba nas prateleiras das agências nacional e internacional. É preciso que se dê continuidade a essas ações, mas precisamos de recursos”, afirmou o empresário.
Fábio Cardoso