Villa Sanhauá dá nova vida ao Centro Histórico de João Pessoa

Destaque Paraíba

Com oficina e ensaios de maracatu, exposições com obras de arte de artistas locais, um café expresso e atrativas guloseimas produzidas na hora na Padaria Vila do Porto, há três meses o pessoense foi premiado com mais uma opção de lazer no calendário cultural da cidade. Tudo isso se concentra na Villa Sanhauá, administrada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o mais novo ponto de cultura na parte baixa do Centro Histórico.
“Estamos aqui com garra e disposição para receber os turistas e pessoas da comunidade, diariamente”, diz Edlúcio dos Santos, contra-mestre do Maracatu Nação Pé de Elefante, um dos primeiros a funcionar e que tem dado vida e movimento ao mais novo empreendimento cultural da cidade.
Na sede do Maracatu, funciona uma moderna oficina de instrumentos musicais e uma loja com mostra de quadros de artistas locais, brechó e loja com produtos de paisagismo para decoração interna e externa de ambientes. “Aos sábados, recebemos nossos brincantes e pessoas da comunidade que vêm para os ensaios e participar de oficinas”, informa Edlúcio.
Ramon Suarez, permissionário da Padaria Café Vila do Porto, está com o empreendimento funcionando há três semanas. Ele diz que o ponto comercial tem tudo para dar certo. “Começamos bem no espaço. Agora, precisamos do apoio da própria população que precisa vir mais e valorizar o espaço”, destaca.

Modernidade – A Villa Sanhauá é um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). Composto por 17 moradias e seis lojas de diferentes empreendimentos artísticos, a Villa Sanhauá é um ponto cultural inovador na revitalização de prédios históricos, um complexo com modalidades de moradia, comércio e serviço. Na obra, a PMJP investiu recursos próprios na ordem de R$ 4,2 milhões.
O projeto foi desenvolvido de forma a integrar a cidade antiga com a cidade nova, do Centro à orla de João Pessoa. Dentre os empreendimentos culturais, quem for à Villa, ainda pode visitar e vivenciar a Casa do Samba JP (com atrações às tardes dos sábados), a Vila do Porto, o Atelier e Galeria Ely Nunes, a Re Cria Produções (galerias de artes) e o estúdio fotográfico Lumiar.
Secom João Pessoa – Fotos: Gilberto Firmino