Aeroporto do Recife realiza simulado de emergência aeronáutica

Aviação Brasil

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vai realizar, na cabeceira da pista do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na manhã da sexta-feira (19), o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (Esea), em conjunto com órgãos públicos e empresas integrantes do Plano de Emergência (Plem). Durante a ação, também serão testados os procedimentos previstos no Plano de Assistência às Vítimas de Acidentes Aeronáuticos e Seus Familiares (Pafavida).
A atividade tem como objetivo avaliar os procedimentos em resposta a uma emergência simulada, averiguando a execução das normas estabelecidas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sem qualquer impacto nas operações regulares de pousos e decolagens. Participam do exercício cerca de 200 pessoas, atuando no atendimento direto às vítimas e demais mobilizações, além de veículos como ambulâncias, carros contra incêndio, viaturas e helicópteros.
Além das interfaces técnicas e organizacionais entre a Infraero, empresas aéreas, Torre de Controle do Recife, organizações militares, Defesa Civil, Corpo do Bombeiro, Polícias Militar, Civil e Federal e hospitais da região, o evento vai contar com a presença de 50 voluntários da comunidade aeroportuária que receberam treinamento de primeiros-socorros e comportamento em situações de crise na última turma do Curso de Formação do Corpo de Voluntários (CVE), promovido pela Infraero no período de 15 a 18 de outubro deste ano.
Para a Infraero, o teste que reúne as diferentes instituições envolvidas no atendimento a uma situação de acidente aéreo real é imprescindível para assegurar a eficácia do planejamento estabelecido. Além disso, ele ajuda a identificar as melhorias necessárias para aprimorar a resposta a uma emergência, especialmente no que se refere ao salvamento de vidas humanas, além da manutenção das operações aéreas com segurança em meio a uma ocorrência desse porte.
O exercício
No simulado, a Infraero, empresas e todos os órgãos envolvidos irão participar de uma situação de emergência simulada, com uso de fogo na pista que será combatido pela Seção Contra Incêndio do aeroporto, ocasionada por uma aeronave modelo ATR 72, prefixo PR-DOW, voo de número 2018, de uma empresa aérea fictícia intitulada de “Air Recife”. Procedente de Fortaleza com destino à Salvador, com 40 passageiros a bordo e cerca de duas horas de autonomia, o comandante irá declarar “urgência” ao Aeroporto do Recife para pouso forçado em 14 minutos, devido a um princípio de fogo no motor, além de pane no sistema hidráulico do trem de pouso.
Assessoria de Imprensa Infraero