Viajala aponta João Pessoa como destino tendência em 2019

Paraíba

João Pessoa é um dos cinco destinos tendência para o ano que vem, conforme levantamento da plataforma de pesquisa de passagens aéreas e hotéis Viajala. O estudo avaliou mais de 47 milhões de buscas feitas em setembro deste ano e o comportamento dos viajantes brasileiros. Além da capital paraibana, estão no Top 5 São Luis (MA), Portugal (Lisboa e Porto), Canadá (Toronto) e Equador (Quito e Ilha Galápagos).

Os dados apurados pela Viajala mostram que a capital da Paraíba foi a segunda que mais cresceu em buscas: 78% mais procurada este ano em relação a 2017. Saindo do Rio de Janeiro, o aumento de interesse foi de 172% e o preço médio da passagem com essa origem caiu 5,5%. E não são só os brasileiros que estão vendo potencial turístico do estado. A cidade teve aumento de quase 200% na ocupação hoteleira estrangeira.

De acordo com o diretor nacional do buscador, Eduardo Martins, João Pessoa pode custar um pouco mais do que ir para outras capitais do Nordeste, mas o custo-benefício é superior. “Menos lotada e mais barata são dois dos principais pontos a favor da cidade”, pontua. O executivo destaca ainda o crescimento do fluxo de turistas estrangeiros, que, segundo dados da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), cresceu cerca de 200%, ampliado pela maior presença de argentinos, com crescimento de 300%.

O buscador Viajala também apurou que no Feriado da Proclamação da República, João Pessoa foi o destino mais procurado pelos cariocas, no período de 2, 15 e 20 de novembro (incluindo o feriado da Consciência Negra). Os dados foram apurados a partir de 800 mil buscas feitas por moradores do Rio. O Nordeste foi a região mais buscada.

A capital da Paraíba registrou um aumento de 78% na procura dos viajantes brasileiros em 2018, em comparação com 2017. “João Pessoa é o destino mais procurado pelos cariocas para os feriados de novembro, com 29% do total de buscas processadas pelo Viajala para o período, com larga vantagem para o segundo colocado”, aponta Martins.

Dados da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba) apontam que o feriadão da República representou uma ocupação média de 93,8% na rede hoteleira, com alguns hotéis registrando até 100% de ocupação no período. 

A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destaca que nos últimos anos João Pessoa passou o ocupar outro patamar no cenário turismo nacional e até internacional. “Tudo fruto de muito trabalho do trade turístico e do Governo do Estado, que promoveram vários investimentos em promoção e infraestrutura”, apontou.

Redação – Foto: Beth Espínola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *