43 praias estão apropriadas para banho neste fim de ano

Cotidiano

O último relatório do ano do laboratório da Coordenadoria de Medições Ambientais (CMA) da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) aponta que neste final de semana 43 praias do Litoral Paraibano estão classificadas como apropriadas para o banho. As advertências aos banhistas se resumem a trechos distribuídos em 13 praias identificadas como impróprias.

Em João Pessoa, na praia de Manaíra, os banhistas devem evitar três trechos localizados na Avenida João Maurício: em frente às ruas Elizeu Candido Viana, Bananeiras e também na Av. São Gonçalo; além do trecho próximo da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro/Bahamas.

Ainda na Capital, a praia de Cabo Branco está imprópria nos trechos localizados na avenida Cabo Branco, próximo à desembocadura da galeria pluvial que fica no final da rua Gregório Pessoa de Oliveira; no final da rua Áurea, próximo à desembocadura da galeria pluvial; na rotatória do final da Av. Cabo Branco, e nas proximidades da desembocadura da galeria pluvial. O banho no Farol do Cabo Branco, nas proximidades da desembocadura da galeria pluvial, também não está recomendado.

Já na praia da Penha, também em João Pessoa, deve-se evitar o banhonas proximidades da desembocadura do rio Aratu.Na praia de Jacarapé,  perto da desembocadura do rio Jacarapé e na praia do Arraial, próximo à desembocadura do rio Cuiá. Enquanto na praia do Sol, não está apropriado para o banho o trecho localizado no final da rua Francisca Edite Fernandes Moreira, próximo à desembocadura do riacho Camurupim. Na praia do Camurupim, deve-se evitar banho à esquerda da desembocadura do riacho Camurupim; e na Praia do Arraial, no trecho à esquerda da desembocadura do rio Cuiá.

No município de Pitimbu, a praia de Maceió está classificada como imprópria no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do Riacho Velho.

No município de Lucena, devem ser evitados os seguintes trechos: Praia de Bonsucesso, no fim da rua Mariano de Souza Falcão; Praia de Costinha, na rua Santo Antonio.

No município de Cabedelo foram considerados impróprios os trechos:  praia de Areia Dourada, na rodovia Governador Antônio Mariz;  praia de Camboinha, ao fim da rua Benício de Oliveira, evitar o banho próximo a desembocadura da galeria pluvial; na praia do Jacaré, à direita do estuário do rio Paraíba e na praia de Ponta de Mato, em frente ao Monumento/Capelinha, no fim da rua Nossa Senhora dos Navegantes.

A Sudema informa que as demais praias litorâneas estão classificadas como excelente, muito boa e satisfatória, e o relatório é válido até o dia 4 de janeiro. E recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

Secom Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *