Abrasel reforça que bares e restaurantes ajudam a proteger as cidades

Fábio Cardoso

Uma postagem na conta do Facebook feita pela Abrasel – Associação Brasil de Bares Restaurantes e Similares gerou uma polêmica sobre o consumo de bebidas alcoólicas para menores e segurança. No texto, a associação afirma que os principais urbanistas do mundo enxergam bares e restaurantes como pontos de luz nas ruas.

Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, “em torno de cada estabelecimento, há uma comunidade que se beneficia de um comércio, seja sob o ponto de vista do lazer, do emprego e até mesmo da segurança pública”.

Porém, comentaram alguns internautas, é preciso cuidado no perfil dos consumidores, já que muitos deles são menores de idade e são proibidos, por lei, de consumir bebidas alcoólicas. Reclamam ainda da insegurança em algumas áreas, território fértil para assaltos e violência.

Não é de hoje que urbanistas reforçam a necessidade de ocupação de áreas urbanas, em especial, nos Centros Históricos. Mas é preciso ter uma política profunda de segurança pública que envolve fiscalização e trabalho de prevenção por parte das forças policiais. É obrigação do poder público oferecer segurança para a população, seja em sua residência, seja em bares ou restaurantes. Esse é o maior desafio.

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *