Praias elogiadas e aeroporto criticado por turistas que visitam João Pessoa

Paraíba

Cinco em cada dez turistas (50,78%) citaram as praias do Litoral paraibano como o principal ponto positivo da visita a João Pessoa. Em contrapartida, o desconforto na sala de embarque no Aeroporto Internacional Castro Pinto, localizado em Bayeux – Região Metropolitana de João Pessoa – e a desorganização do comércio de ambulantes, próxima ao Parque da Lagoa, foram citados como os maiores pontos negativos da visita à Capital.

Foi o que revelou a Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP), entre o dias 27 de dezembro de 2018 e 15 de janeiro deste ano. O IFEP ouviu a opinião de 684 turistas.

Uma dessas turistas foi a psicóloga Isadora Estevo, de 26 anos, de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, que visitou a Capital paraibana pela primeira vez este ano. “A maioria das pessoas que visitam o Nordeste fica deslumbrada, e eu nunca tinha entendido por quê. Tive a imensa alegria de ficar em João Pessoa por dez dias. Além das praias maravilhosas, fiquei encantada com a cultura local. João Pessoa já tem um pedaço no meu coração”, declarou.


Psicóloga Isadora Estevo, de 26 anos, de Gavião Peixoto, interior de São Paulo, que visitou a Capital paraibana pela primeira

A gastronomia apareceu em segundo lugar no ranking dos pontos positivos da visita a João Pessoa, sendo citada por 17,19% dos entrevistados. Pelo menos nove em cada dez classificaram a comida paraibana como “ótima ou boa”. A receptividade do paraibano foi lembrada por 16,56% dos entrevistados e apareceu em terceiro lugar ranking dos pontos positivos. A tranquilidade da Capital paraibana e o clima da cidade apareceram em quarto (11,56%) e quinto (11,25%), respectivamente.

Além dos pontos turísticos localizados na Região Metropolitana de João Pessoa, quase 10% dos turistas aproveitaram a viagem para conhecer outras cidades paraibanas. O destaque foi para Campina Grande. Os locais mais visitados na Rainha da Borborema foram o Açude Velho e o Parque do Povo.

Pontos mais visitados (Em %)
Parque da Lagoa 48,02
Pôr do Sol do Jacaré 47,60
Mercado de Artesanato 45,72

Praias urbanas
Tambaú 72,29
Cabo Branco 70,18
Coqueirinho 42,95
Manaíra 39,38
Bessa 38,41

Fonte: Fecomércio-PB

Ellyka Gomes – Foto: Nalva Figueiredo – Jornal Correio da Paraíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *