Exoneração de ministro do Turismo é ‘pura formalidade’ e ele lamenta “infeliz coincidência”

Brasil

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, foi exonerado conforme ato publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (06) para tomar posse na Câmara dos Deputados. O ato de exoneração assinado junto com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, ‘é mera formalidade’. Como já confirmaram fontes da Casa Civil,  quinta-feira (07) o ministro retorna ao Ministério do Turismo para dar continuidade ao  trabalho.

Antônio é um dos quatro ministros de Bolsonaro que também é deputado e o único que ainda não havia sido exonerado pelo presidente para tomar posse no mandato de parlamentar. Ele também é o único dos 513 deputados eleitos em 2018 que não compareceu à cerimônia de posse no dia 1º deste mês. Na ocasião, a assessoria do ministério afirmou que ele estava de licença médica.

A exoneração do ministro do Turismo provocou um tsunami nos segmentos político e turístico em razão de denúncias que caem sobre as costas dele, acusado de patrocinar candidaturas laranjas em Minas Gerais, direcionando verbas públicas de campanha para empresas ligadas a seu gabinete na Câmara. O esquema foi revelado pela Folha de São Paulo e negado pelo ministro.

Após o anúncio da exoneração, vários veículos de comunicação apregoaram a saída do ministro a um possível ato do presidente Jair Bolsonaro que, ao assumir o cargo, foi enfático ao afirmar que não admitiria corrupção no governo dele e que qualquer pessoa do staff envolvido seria sumariamente demitido.

Tanto Álvaro Antônio, como o próprio Ministério do Turismo, por meio da assessoria de imprensa, se apressaram ao esclarecer o ato dessa exoneração.

Segundo o ministro, “foi uma infeliz coincidência” de datas e momento. Conforme o Ministério, ministro foi exonerado para tomar posse na Câmara dos Deputados. “O ato de exoneração assinado junto com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, é mera formalidade. Como já confirmaram fontes da Casa Civil, quinta-feira (07) o ministro retorna ao Ministério do Turismo para dar continuidade trabalho”.

Antônio é um dos quatro ministros de Bolsonaro que também é deputado e o único que ainda não havia sido exonerado pelo presidente para tomar posse no mandato de parlamentar. Ele também é o único dos 513 deputados eleitos em 2018 que compareceu à cerimônia de posse no dia 1º deste mês. Na ocasião, a assessoria do ministério afirmou que ele estava de licença médica.

Fábio Cardoso, com Agências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *