Recife já vive clima de Carnaval e pontes recebem decoração especial

Carnaval 2019

Nesta segunda-feira (18), quem circular por alguns dos principais cartões-postais do Recife, suas pontes, deverá encontrá-las, literalmente, vestidas para a folia. A Buarque de Macedo foi a primeira a receber a decoração de carnaval, desde a última sexta (15), quando também foi montada a estrutura para a Ponte Giratória. Todas elas ganharam pórticos e cada uma representará uma sonoridade característica dos ritmos do Carnaval. Todas as principais ruas do bairro do Recife terão cordões e fitas, além de banners com personagens da festa.

Pela primeira vez, a assinatura da decoração é da própria equipe da Prefeitura do Recife. Durante mais de uma década, este encargo coube ao arquiteto Carlos Augusto Lira, que abriu mão da incumbência, neste ano, cedendo espaço a novos profissionais do design local. A missão foi assumida pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife e pela Diretoria Executiva de Comunicação Institucional. O projeto cenográfico é assinado pelas arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Dentre as novidades, além da menção às sonoridades nas pontes, cada uma delas ganha pórticos com volumetria. Na Giratória, a inspiração é o Manguebeat; na Maurício de Nassau, o Frevo. Já Ponte do Limoeiro será dedicada às manifestações de cunho afrorreligioso como Afoxés e Maracatus enquanto a Buarque de Macedo, ao Samba. O ritmo entra pela primeira vez como elemento da decoração do Carnaval e é o protagonista dos festejos de 2019.

A equipe criou uma cartela de mais de 40 personas, identidades festivas inspiradas em foliões reais: Bruna Empoderada, Luziano Unicórnio de Luz, Edmundo Havaiano, Tata Palhaça e Dinho Presença. Tudo a partir de pesquisas em registros fotográficos de carnavais passados. A decoração também representa grávidas, homens travestidos de mulher, sambistas, bailarinas de afoxé, La Ursa.

O enfoque será também na decoração aérea. As árvores recebem iluminação paisagística com a paleta de cores da sombrinha de frevo. Assim, a Rio Branco virá com amarelo; a Marquês de Olinda ganha o tom vermelho, a Rua da Moeda e o Cais da Alfândega virão com o verde e a Rua do Bom Jesus e a Praça do Arsenal receberão tons azuis. Haverá, ainda, nove totens de sinalização com as informações acerca da localização e dos polos da festa para orientação dos foliões. Ao lado de cada um, canhões de luz. Outra novidade da decoração é o reforço na campanha de enfrentamento ao assédio contra as mulheres.

Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *