Gestora de Turismo do Sebrae palestra sobre ‘desenvolvimento dos pequenos negócios’

Eventos

A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, é uma das palestrantes do 1º Encontro de Agentes de Desenvolvimento 2019, que está sendo realizado no auditório da Agência Regional do Sebrae, em Campina Grande. As palestras começam às 10h, abordando o tema ‘Sebrae, políticas públicas e atendimento’.

Em seguida, Regina Amorim vai debater sobre ‘A importância do Território para o desenvolvimento dos pequenos negócios’, às 10h30. À tarde, a partir das 13h30, será debatido o tema ‘Casa Casa do Empreendedore’, e, fechando o encontro, às 14h, será debatido o tema ‘Orientações técnicas: Mudanças no Simples”.

Regina Amorim disse que irá abordar o capital social como fator de desenvolvimento e competitividade. “Darei enfoque às redes locais, que são redes de cooperação e reciprocidade. Redes inovadoras proporcionam soluções para o território. Quanto maior a transparência e a participação das organizações, maior será o capital social”, aponta a gestora.

Na opinião dela, a governança está ligada à vontade de desenvolver o capital social e de criar condições sociais necessárias a uma atividade econômica e política eficaz.



“As novas tecnologias da informação e comunicação são inovações que pressupõem mudança. No território, o papel da liderança inspiradora é muito importante para que tudo aconteça, trazendo qualidade de vida, inovações, fortalecimento do capital social, geração de riqueza e desenvolvimento do pequenos negócios.”

Para Regina Amorim, o território onde se pratica o clientelismo, ou as políticas públicas limitam a autonomia e a criatividade, a comunidade não se desenvolve. “Quem quiser saber mais sobre desenvolvimento territorial, faça o curso “Visão Territorial – Estratégias para os Territórios e os Negócios Criativos”, indica.

O curso já começa dia 12 de março, no Sebrae em João Pessoa. Mais informações: 2108.1256.

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *