Desfile das escolas de samba de Campina Grande foi cancelado

Carnaval 2019

Após 48 anos de realização às margens do Açude Velho, o desfile das escolas de samba de Campina Grande foi cancelado pela Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas. Por meio de nota, a prefeitura informou que o cancelamento do “Carnaval da Tradição” se deve a falta de prestação de contas por parte da .

“A Prefeitura Municipal de Campina Grande vem a público informar que, lamentavelmente, está sendo forçada a reter recursos destinados a três entidades que foram contempladas com convênios no ano de 2018 e que, por razões diversas, deixaram de prestar contas ou efetivamente não conseguiram cumprir os parâmetros básicos exigidos por lei para a perfeita instrução processual sobre a aplicação do dinheiro público junto aos órgãos de controle interno e externo do Município.”

Além da Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas, também foram retidos recursos que seriam destinados ao Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social e Associação Obra Nova (Alegrai-vos no Senhor).

Ao G1 Paraíba, o presidente da Associação Campinense das Escolas de Samba e Troças Carnavalescas., Zé Neto, confirmou a falta de prestação de contas informada pela prefeitura, mas por conta de mudança de metodologia adotada pelo município. “Nos pediram uma prestação de contas que a gente vinha fazendo há mais de 30 anos de uma maneira, e aí, esse ano, fomos pegos de surpresa porque modificaram nosso sistema. Houve falha nossa porque a gente poderia ter visto o erro antes”, disse.

A prefeitura entende que “trata-se de uma situação desconfortável, sem dúvidas, principalmente levando-se em conta que, apesar de todas as dificuldades econômicas e conjunturais, a Prefeitura tem feito, desde 2013, um esforço extraordinário para que as entidades responsáveis pela organização dos eventos no período de Carnaval – que desde 2018 estão inseridos no Projeto Carnaval da Paz – recebam o suporte financeiro mínimo do Município.”

Ainda de acordo com a nota, “por maior que seja a boa vontade da Prefeitura no sentido de apoiar esses eventos, é importante ressaltar os compromissos institucionais objetivos do poder público municipal no tocante aos quesitos transparência, responsabilidade fiscal e zelo na aplicação do dinheiro do contribuinte repassado a terceiros.”

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *