Exploração de belezas naturais consolida Araruna como novo roteiro pela Paraíba

Destaque Paraíba

A formatação de produtos turísticos para a exploração das belezas naturais de Araruna, na Paraíba, vem proporcionando um novo olhar sobre o município localizado na região do Curimataú, distante 160 km de João Pessoa e 100 km de Campina Grande. O município se posiciona como nova opção para os adeptos do Turismo de Aventura e Natureza no Nordeste.

Além do Parque Estadual da Pedra da Boca, os turistas podem se encantar pelos cânions, para caminhadas e contemplação, ou trilhas utilizando bicicletas, jipes, em meio às serras verdes e 15 sítios arqueológicos já catalogados com inscrições rupestres, mapeados pela equipe de técnicos e especialistas que fazem o levantamento dos atrativos.

As opções oferecidas aos turistas são inúmeras, com rapel, camping, cultura, fazendas históricas, arqueologia, canionismo e experiência em rural, que também estão nos roteiros de Araruna.

Quando se fala em Araruna se remete imediatamente ao Parque Pedra da Boca, conhecido internacionalmente. A diferença é que em Araruna as atividades iniciam no alto da serra. A cidade está a quase 600 metros de altitude em relação ao mar, tem um clima sempre fresco e vegetação abundante característica do Brejo de Altitude.

O prefeito da cidade Vital Costa acredita na vocação turística, fato que, lamenta, ‘nunca foi explorada completamente’.

Turistas fazem trilha pela região de Araruna

As trilhas de Araruna vêm se tornando um sucesso e se consolidando como opção entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. “Esse fato foi visível durante o Carnaval.”

Segundo o gerente de Turismo, Ricardo Câmara, o município recebeu mais de nove empresas com turistas de Natal, João Pessoa, Campina Grande e Recife, com famílias e grupos de amigos que se hospedaram em pousadas, camping ou em casas de amigos em Araruna e na região no período carnavalesco, em busca de natureza, paz, contemplação e aventura e novas experiências.

Alguns destes grupos têm tomado conhecimento dos atrativos da região e meios de hospedagens por meio de plataformas e divulgações, de forma conjunta com a PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) e outros meios de comunicação.

Pedra do Chapéu e um dos atrativos de Araruna
Região possui vários canions que atraem muitos turistas

Seguindo as orientações do prefeito, a Secretaria de Turismo tem colocado em prática o seu plano de atrair cada vez mais os turistas. “Recebemos neste período visitantes de várias localidades. As trilhas, que estão abertas o ano inteiro, se configuram como uma alternativa para quem procurava aventura e natureza”, comentou Edvaldo Costa, secretário executivo de turismo.

Ricardo Câmara destacou ainda, que Araruna dispõe hoje por volta de 350 leitos em hotéis e pousadas e, que a procura no período de feriado foi acima do esperado em relação a anos anteriores. “Somente nesta época do Carnaval recebemos mais de 200 turistas para trilhas para caminhadas e visitações, assim como na Pedra da Boca, Pedra do Chapéu, Pedra da Macambira, Cânion do Macapá e a Fazenda Maquiné, além do Mirante do Vale da Serra”.

A Secretaria de Turismo de Araruna orienta aos donos de hotéis, pousadas e restaurantes colocar suas empresas em plataformas como forma de captar novos clientes. Empresários interessados na orientação devem procurar a secretaria de Turismo localizada no Mercado Cultural, na Praça João Pessoa.

Redação com Secom Araruna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *