ITB Berlin gera ótimos resultados para o Brasil, diz Embratur

Brasil Destaque

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) encerrou ontem, 10, sua participação na ITB Berlin 2019. Foram diversas agendas com empresas aéreas, operadores de viagens, empresas de tecnologia e entidades internacionais como a UNESCO e Organização Mundial do Turismo (OMT), além de um grande palco para promoção da cultura, gastronomia e belezas naturais brasileiras.

A feira alemã é a maior do setor de turismo no mundo, e, neste ano, contou com a participação de mais de 10 mil expositores. A expectativa dos organizadores é de que pelo menos 160 mil pessoas tenham passado pelos pavilhões durante os cinco dias de evento.

A participação brasileira também fez bonito: foram 33 coexpositores de destinos brasileiros, meios de hospedagens, agências de viagem e operadoras de turismo.

“Mais que um dos maiores eventos de turismo do mundo, a ITB é uma excelente plataforma de negócios, relacionamento e intercâmbio de experiência que acelera a curva de aprendizado dos países participantes. Marcar presença nestes momentos é fundamental para colocar o Brasil no mapa do turismo mundial”, celebra o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

“A ITB de 2019 alcançou o objetivo que almejávamos, com um trabalho de equipe, em parceria com o Ministério do Turismo, com os operadores de turismo e destinos que estiveram como coexpositores na feira, gerando bons negócios e mostrando a capacidade de fazer turismo do nosso País”, comemora a presidente da Embratur, Teté Bezerra.


Equipe da Embratur em reuniões durante a feira em Berlim

Durante o evento, a Embratur alinhou, ainda, junto à Organização Mundial de Turismo, a realização de um evento internacional que contará com a participação de órgãos de turismo de toda a América Latina. Será no Rio de Janeiro, nos dias 2 e 3 de dezembro. “Vamos reunir os profissionais dos países latino-americanos para falar da evolução da promoção turística internacional, como podemos potencializar o turismo em nosso continente e, dessa forma, gerar mais renda e desenvolvimento para a nossa região”, finalizou a presidente da Embratur.

“Tratamos de parcerias com empresas aéreas, institutos e entidades internacionais, a fim de promover e fortalecer o turismo e a imagem do país frente ao mundo. Foi uma semana de trabalho muito proveitosa”, pontuou Leônidas de Oliveira, diretor de Gestão Interna da Embratur.

O secretário de Turismo do Pará, André Dias, frisou que o Brasil “têm belezas naturais, riquezas culturais e, por isso, precisamos estar presentes nesses eventos internacionais. Para realizar este trabalho, o apoio da Embratur é fundamental nesse processo”. O governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, complementou: “a Embratur faz um trabalho maravilhoso de promoção do Brasil todo no exterior, e o Rio, que é um cartão postal brasileiro, sempre tem um lugar de destaque por onde o Instituto atua”.


Diretor Leônidas Oliveira, junto ao coordenador da Embratur Diego Feijó, em reunião com representante estadual

Mais sobre a Embratur na ITB

A Embratur promoveu um encontro com a UNESCO, no dia 8 de março, para avaliar um projeto de gerenciamento e divulgação internacional com profissionais especializados no desenvolvimento de trabalhos relacionados aos patrimônios culturais e naturais ao redor do mundo. Faz parte também das metas prioritárias dos primeiros 100 dias do governo federal a promoção e a gestão compartilhada destes atrativos brasileiros.

Esta pauta conta também com a instituição da Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais, um trabalho conjunto interministerial entre os ministérios da Cidadania e do Turismo, além da Embratur e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como um pilar para conscientização social sobre a importância da proteção destes locais, bem como a evolução do turismo nacional, trabalhando de uma maneira sustentável.

Na sequência de 2019, a meta da Embratur é alinhar com a UNESCO um evento com o trade brasileiro para fomentar, junto aos destinos, a implantação deste importante projeto para cultura e para o turismo nacionais.

Em Berlim, também no estande da Embratur, as secretarias de turismo de estados como Rio de Janeiro, Pará e Bahia estiveram em contato com as companhias aéreas, aproveitando o ambiente da feira para atrair estas empresas e garantir mais desembarques em seus aeroportos.


Presidente da Embratur, Teté Bezerra, e dirigentes do Rio de Janeiro, o governador e o secretário de Turismo

Em busca da ampliação de rotas rumo ao Brasil, a Embratur realizou durante a feira uma série de reuniões com empresas aéreas, como o Grupo Lufthansa, a Latam e a Condor, que já realizam voos diretos do país germânico. E a Iberia, companhia aérea espanhola, lançou duas novas frequências semanais, que saem de Madri com destino ao Rio de Janeiro. Dessa forma, são pelo menos 20 mil assentos a mais, disponíveis anualmente para os turistas internacionais desembarcarem no Brasil e conhecerem a cidade maravilhosa.

E, para o ecoturismo brasileiro, a boa notícia é que o Brasil sediará novamente a AdventureNEXT América Latina, um dos principais eventos de relacionamento e promoção do segmento no mundo, nesta categoria.

O acordo foi fechado no estande da Embratur na feira com a presença da presidente da Embratur, Teté Bezerra; do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e dos diretores da Adventure Travel Trade Association (ATTA), Gabriella Stowell e Gustavo Timo. O evento, que acontecerá pela primeira vez em terras cariocas, será em novembro deste ano.

Assessoria de Comunicação da Embratur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *