Sebrae Paraíba promove curso para uso de drones em áreas rurais

Destaque Eventos

Como utilizar a tecnologia dos drones para mapear áreas rurais e processar dados mais precisos? Esse é o objetivo do curso “Mapeamento e processamento de imagens com drones”, promovido pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), que está sendo realizado no Centro de Educação Empreendedora da instituição. Desta segunda (18) até quarta-feira (20), os participantes vão aprender, na teoria e na prática, a manusear drones para coleta de dados cartográficos e de georreferenciamento.

De acordo com o instrutor do curso, Paulo Renato Ferraz, ao final da capacitação o participante estará apto a operar drones de forma segura e poderá processar os dados coletados a fim de produzir mapas para as áreas cartográficas e topográficas. “Normalmente, o processo de captação dos dados é automatizado. Então, o voo do drone é programado por meio de um notebook ou tablet e, após cumprir a rota conforme o planejado, os dados coletados são inseridos num software, que faz a união das imagens e gera o mosaico georreferenciado”, explicou.

O mapa gerado pode ser utilizado para obtenção de dados de altitude, identificação de áreas de risco, a exemplo de focos de dengue ou deslizamento, além de monitoramento e inspeção de localidades. “Os drones servem para mapear e monitorar tanto áreas rurais quanto urbanas. Num sistema de energia solar, por exemplo, ele pode identificar pontos de desperdício de energia ou o mau funcionamento de algum componente da placa. No caso das áreas rurais, a técnica de mapeamento das propriedades já era utilizada com outras tecnologias, como por meio de imagens de satélites. No entanto, a tecnologia dos drones vai possibilitar a obtenção de dados mais precisos e maior flexibilidade na operação”, afirmou o instrutor.

No total, 20 empresários estão participando do curso, que tem carga horária de 20 horas e certificado de conclusão. Para André Ricardo Rabelo, um dos participantes, a capacitação será de grande utilidade para sua propriedade. “Poderemos conhecer equipamentos capazes de executar trabalhos na área agrícola, no que tange ao controle de pragas e pulverizações; na área de engenharia, no que tange ao monitoramento de fachadas de edifícios; e na área urbana e rural, no que tange ao mapeamento de áreas, sejam elas edificadas ou não”, afirmou.

O analista técnico do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, salientou que esta é a primeira vez que o curso é ofertado em João Pessoa. “A tecnologia está inserida em nossas vidas e chega ao agronegócio para dar diversas soluções e serviços. Os drones ajudam a agricultura e a pecuária na análise da vegetação, contagem de animais, estimativa de produtividade e monitoramento de áreas de relevo. Tudo isso é importante para fortalecer ainda mais o agronegócio paraibano”, comentou.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *