Cumpade João recebe Diploma de Mérito Municipal em Campina Grande

Cotidiano

A noite desta quarta-feira (24) foi de homenagem especial ao chef paraibano João Barreto. A Câmara Municipal de Campina Grande concedeu a ele a medalha e o diploma ao Mérito Municipal, maior honraria ofertada pela Casa de Félix Araújo, por meio de propositura do vereador Pimentel Filho.

Cumpade João – como o homenageado é popularmente conhecido -, é o responsável pela Casa de Cumpade, restaurante especializado em gastronomia regional, que funciona na Fazenda Olho D’Água, no distrito de Galante. Por lá, durante todo o mês de junho, ele também é o anfitrião do tradicional Arraiá de Cumpade, evento referenciado como um dos maiores festivais juninos do país.

Pimentel Filho conhece de perto os trabalhos desenvolvidos pelo chef e sabe bem a importância deles para a região. “A ideia da homenagem partiu justamente dos seus esforços em enaltecer nosso turismo rural e a gastronomia da terra”, explicou.

A experiência na cozinha de raiz e os conhecimentos profundos do folclore frequentemente embarcam o Cumpade João para apresentações em eventos pelo Brasil afora. Não por acaso, o reconhecimento também vem em forma de prêmios, como o Dólmã, que lhe concedeu o título de embaixador da gastronomia brasileira em 2018.

Trajetória do Cumpade João

Todo esse mérito não é resultado de uma trajetória recente. Seu contato com a culinária começou cedo. Natural de Campina Grande, João Barreto passou a infância convivendo com os costumes e religiosidade do povo nordestino frequentando a fazenda do seu avô, Antônio de Almeida Barreto. A vivência o possibilitou absorver conhecimento e o melhor aproveitamento do que o campo oferece, trazendo em cada prato uma pitada de história.

Paralelamente, ele sempre estudou música, folclore regional e teatro. Essa bagagem o permite levar aos festivais gastronômicos que participa muito mais do que o passo a passo de receitas. Ele envolve a plateia com muita arte, apresentando os conhecimentos culinários em meio a cantorias e contações de histórias. Tudo isso contribuiu, inclusive, para compor o personagem Cumpade João, que brilha no palco do Arraiá de Cumpade.

Honraria

O chef disse se sentir muito lisonjeado com a homenagem recebida na Câmara. “Para mim, é a consagração de toda uma luta que começou desde a infância, com minha paixão pela ruralidade, pela gastronomia, pelos encantos das crenças populares e pela lida das fazendas de outrora”, disse.

Ainda segundo o Cumpade João, é com muito orgulho que ele divulga e valoriza a gastronomia e a cultura campinenses. “Meu sentimento é de grande satisfação diante do reconhecimento das pessoas pelo que tenho feito, pela bandeira que tenho erguido e balançado, em defesa das nossas raízes”, destacou.

Arraiá de Cumpade

O chef agora segue nos preparativos para a nona edição do Arraiá de Cumpade. Durante os fins de semana de junho, a partir do dia 8, as porteiras da Fazenda Olho D’Água estarão abertas para receber forrozeiros de todos os cantos do país. No palco, o Cumpade conta com convidados ilustres, como Santanna, o Cantador; Flávio José; Magníficos; Dorgival Dantas; Eliane; e Sirano & Sirino. Mais informações sobre a festa podem ser obtidas pelos telefones (83) 3224-3050 e 3034-1563.

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *