Peça “São Jorge Menino” realiza apresentações gratuitas em Bayeux e Cabedelo

Eventos Culturais

As cidades de Bayeux e Cabedelo serão o palco do espetáculo “São Jorge Menino”, primeira montagem direcionada ao público infantil da Cia São Jorge de Variedades, de São Paulo. Estão programadas duas apresentações na Paraíba: a primeira nesta sexta-feira (31), às 19h, na Praça Getúlio Vargas, em Cabedelo, e a segunda no dia 1º de junho, às 17h, na lateral do Ginásio Severino Ramos, em Bayeux.

Caso chova no dia, a apresentação em Cabedelo será na quadra da Praça Campina D’Ávila (a aproximadamente 600 metros do local original) e, em Bayeux, o público será transferido para dentro do ginásio.

Encenada em praça pública, com uma banda e quatro estações cenográficas, a peça é totalmente gratuita e se desenrola em contato com os espectadores, que têm a oportunidade de interagir com os atores, enquanto cantam e dançam as aventuras do menino Jorge. O texto possui uma linguagem inspirada nas festas populares de rua e foi escrito especialmente para o grupo por IloKrugli, diretor há 35 anos do Teatro VentoForte, de São Paulo.

O projeto tem o patrocínio da Petrobras – por meio do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018 -e conta com apoios locais da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cabedelo, da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer da Prefeitura de Bayeux, da Fundação Espaço Cultural (Funesc)e do Hotel Ambassador.

No processo de construção do espetáculo, a Cia São Jorge de Variedades busca reafirmar a necessidade de uma arte pública e popular e estreitar o laço entre educação e cultura, consolidando o espaço público da rua como lugar de encontro. Entre os objetivos do projeto está também o encontro com os coletivos de cultura popular que inspiraram a proposta.

Essa meta levou o grupo ao Nordeste do país. Precisamente ao Estado da Paraíba e ao vizinho, Pernambuco. Aqui, em Cabedelo e Bayeux, a Cia irá se encontrar e trocar experiências com grupos populares locais. Depois de visitar as cidades paraibanas, o espetáculo seguirá para Olinda (PE), onde terá contato também com grupos pernambucanos.

Para estreitar a relação entre cultura e educação, a Cia São Jorge de Variedades realizará oficinas gratuitas em escolas da rede pública nos municípios visitados. No total, serão ministradas aulas em nove estabelecimentos de ensino – três em cada uma das cidades do projeto. A proposta das oficinas é compartilhar as experiências artísticas que levaram a Cia a construir a peça “São Jorge Menino” e os alunos poderão “brincar” e “jogar” com os elementos da linguagem teatral do espetáculo.

Sinopse

“São Jorge Menino” conta a história de Jorge, um menino de rua, que dorme em cima de uma estátua de São Jorge no momento de sua inauguração. Ao retirar os panos que cobrem a estátua, todos ficam em dúvida sobre o verdadeiro santo, o menino ou a estátua. E, assim, Jorge começa a caminhar e a levar o público por uma verdadeira saga de São Jorge. Já na saída, a mãe da rua o batiza de São Jorge e o menino segue a sua trajetória por uma imensa rua de papel que surge aos olhos do público.

Jorge conhece os pintores Candinho e Dica  uma homenagem a Candido Portinari e Di Cavalcanti -, que irão pintar o futuro e o passado dentro do espetáculo. O menino conhece também os habitantes por trás de um muro onde estão presos, como escravos, índios e trabalhadores. Jorginho conversa com o muro e com as pessoas que estão presas atrás dele, sonhando um dia poder libertá-las.

Das lágrimas de Jorge surge Glauber, uma referência ao cineasta Glauber Rocha, que o ajuda a enfrentar os dragões da Maldade e o ensina sobre utopia. No desenrolar da história, há conflitos, duelos e até uma jovem em perigo que conta com a destreza do heroi para libertá-la. O final carrega a marca dos sonhos de felicidade eterna e de uma sociedade mais justa.

Assessoria de Imprensa – Fotos: Cacá Bernardes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *