Turismo é destaque em agenda Brasil e China, em Pequim

Brasil

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) compôs a delegação brasileira no Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil (Cosban), dias 22 e 23 de maio, em Pequim. A reunião foi comandada pelos vice-presidentes do Brasil e da China, Hamilton Mourão e Wang Qishan, respectivamente.

De acordo com o representante da Embratur, o diretor interino de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Diego Feijó, o encontro da Cosban, que completa 15 anos de criação hoje, abordou diversos temas estratégicos para a relação Brasil-China, entre eles, o turismo. O Cosban deve passar por uma reestruturação em sua composição. Com isso, deve ser criada, por pleito da Embratur, uma subcomissão de turismo para a próxima reunião do Comitê, que acontecerá no Brasil em 2021.

“Entre os temas debatidos, com foco no resgate e na reorganização da Cosban para o fortalecimento da cooperação econômica do Brasil, a Embratur recomendou a ampliação dos investimentos em promoção e apoio à comercialização do destino Brasil no exterior, em consonância à estratégia do Governo Federal de priorização do turismo como alavanca de desenvolvimento econômico e social do País”, informou Diego Feijó.

Nesse contexto, há mercados com canais de comercialização do destino Brasil já estruturados e que podem gerar resultados no curto prazo e há outros, como a China, em que ainda se faz necessário um trabalho de base para consolidação de resultados no médio prazo. Nessa estratégia, a Embratur projeta um potencial de crescimento na recepção de turistas chineses no Brasil de, no mínimo, 1.000% até 2030.

“Isso significa um incremento na geração de divisas provindas dos ingressos de turistas chineses no Brasil na ordem de R$ 3,4 bilhões, contribuindo para a geração de emprego e renda para o país”, conforme apontou o representante do Instituto. Segundo Diego Feijó, “os turistas chineses apresentam um dos maiores gastos médios em viagens do mundo e o potencial de crescimento receptivo do Brasil neste mercado é enorme, seja em ecoturismo e aventura, cultura ou turismo de negócios”. Cerca de 70% dos turistas chineses que hoje viajam ao Brasil são motivados pelo turismo de negócios.

Assessoria de Imprensa

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