Hotéis e restaurantes vão contratar estagiários do Programa Primeira Chance

Destaque Paraíba

Hotéis, bares e restaurantes de João Pessoa serão os primeiros a contratar estagiários egressos da rede estadual de ensino. Nesta terça-feira (28), foi assinado o edital do programa Primeira Chance, que irá inserir no mercado de trabalho 40 estudantes do Ensino Técnico de seis escolas estaduais, dos cursos de Cozinha, Eventos, Administração, Comércio, Serviço de bar e restaurantes e Hospedagem. Os estágios terão seis meses de duração, com o pagamento de uma bolsa de R$ 500, pelo Governo, além de vale-transporte e seguro, pelos empresários. A primeira turma de estagiários será contratada a partir do dia 1º de julho.

Para o diretor de Marketing da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), Gustavo Paulo Neto, o programa é uma oportunidade de formação para os jovens, mas, sobretudo, uma forma das empresas iniciarem esses estudantes no mercado de trabalho sem vícios e com muita vontade de aprender. “O Turismo é um setor gerador de muitos empregos e todos devem aderir ao programa”, afirmou.

Segundo Gustavo, a diretoria da ABIH-PB irá se reunir para discutir a forma de adesão dos hotéis. Ele destacou que só podem ser inseridos no programa empreendimentos que sejam associados à entidade. “Iremos ver a melhor foram de adesão, mas cada empresa é quem dirá a necessidade de quantos estudantes pretendem contratar e para quais cargos vão abrir as vagas”, apontou.

Conforme o coordenador geral do programa, Antônio de Pádua Sobrinho, os estudantes interessados devem se inscrever no programa por meio de um Banco de Talentos, onde enviarão as informações pessoais e quais as áreas que pretendm atuar. Para critérios de avaliação, serão utilizadas a avaliação de desempenho escolar e as entrevistas que serão feitas pelas empresas contratantes.

O presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares, seccional Paraíba), Arthur Lira, afirmou que o Primeira Chance é a “cereja do bolo”, porque a Abrasel já tem o programa de estágio integrado, e que tem um índice de aproveitamento de mão de obra de até 70%. “O programa vai ajudar as empresas financeiramente, enquanto beneficiará os jovens que serão inseridos no mercado de trabalho”, apontou o empresário.

Além do edital, foram assinados Termos de Cooperação Técnica com a Superintendência Regional do Trabalho, Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), e Secretarias de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

Gustavo Paulo Neto assina edital para contratação de estudantes da rede pública de ensino

Primeira Chance

Além de uma oportunidade para alunos do ensino médio regular, pode ser a primeira chance para mais de 2.500 estudantes de cursos técnicos, e alunos egressos da Rede. Em 2018, a Paraíba já contou com 191 estagiários e 60 contratações nos cursos técnicos. Agora será montado um banco de talentos e os alunos terão duas vias de ingresso em estágios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *