O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lançou nesta segunda-feira (10), em João Pessoa, o programa Investe Turismo, que disponibilizará R$ 200 milhões para investimentos no turismo de João Pessoa, Cabedelo e Conde. O programa abrange 30 Rotas Turísticas em 158 municípios brasileiros e 4 mil empresas deverão se cadastrar para ter acesso aos recursos.
O Investe Nordeste tem quatro bases de sustentação estabelecidas, como o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; operação de investimentos e apoio para o acesso aos serviços financeiros; e ações de marketing turístico e apoio à comercialização. Na Paraíba, o programa tem como público alvo 60 micro e pequenos empreendedores, que passarão por uma série de etapas.
Na proposta de inovar a oferta turística, o Investe Nordeste prevê a qualificação de empreendimentos turísticos, fomentar a identidade gastronômica e rotas gastronômicas, com a promoção de cursos e palestras.
Foco estratégico
- Fortalecer a identidade turística regional
- Estimular a preservação e a valorização dos recursos naturais e culturais
- Promover a melhoria da qualidade e da gestão dos serviços de destino turístico
- Ampliar a oferta turística através de roteiros e produtos segmentados
- Promover a prospecção e acesso a novos mercados
- Promover a competitividade dos destinos turísticos
Desafio de promover governança
Ana Clévia afirmou que a expectativa dos coordenadores do Investe Nordeste, em Brasília, é altíssimo para que a Paraíba possa ser um exemplo de governança, um processo que, segundo ela, já tem sido demonstrado em uma série de ações.
Ela revelou que a Paraíba tem criatividade e capacidade de inovar que surpreende a todos. Para a gestora, Cabaceiras, no Cariri paraibano, é um exemplo cabal desse processo de pertencimento e até ousadia, inspirados em sonhos de ilustres paraibanos como o escritor Ariano Suassuna. Clévia lembrou ainda, que democracia é ter ideias diferentes e objetivos comuns, e que podem ser levados para atitudes no Turismo.
Fábio Cardoso