Investe Nordeste é um desafio para a governança no Turismo da Paraíba

Destaque Paraíba

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, lançou nesta segunda-feira (10), em João Pessoa, o programa Investe Turismo, que disponibilizará R$ 200 milhões para investimentos no turismo de João Pessoa, Cabedelo e Conde. O programa abrange 30 Rotas Turísticas em 158 municípios brasileiros e 4 mil empresas deverão se cadastrar para ter acesso aos recursos.

O Investe Nordeste tem quatro bases de sustentação estabelecidas, como o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; operação de investimentos e apoio para o acesso aos serviços financeiros; e ações de marketing turístico e apoio à comercialização. Na Paraíba, o programa tem como público alvo 60 micro e pequenos empreendedores, que passarão por uma série de etapas.

Na proposta de inovar a oferta turística, o Investe Nordeste prevê a qualificação de empreendimentos turísticos, fomentar a identidade gastronômica e rotas gastronômicas, com a promoção de cursos e palestras.

Foco estratégico

  • Fortalecer a identidade turística regional
  • Estimular a preservação e a valorização dos recursos naturais e culturais
  • Promover a melhoria da qualidade e da gestão dos serviços de destino turístico
  • Ampliar a oferta turística através de roteiros e produtos segmentados
  • Promover a prospecção e acesso a novos mercados
  • Promover a competitividade dos destinos turísticos

Desafio de promover governança

O programa Investe Nordeste, promovido por muitas mãos, entre elas, do Sebrae e Ministério do Turismo, não representa apenas um desafio para o surgimento de novos projetos que irão certamente ‘abocanhar’ recursos da ordem de R$ 200 milhões.

Pela voz firme da coordenadora nacional do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, o maior desafio e consequente conquista dos recursos será fortalecer a governança, que fará a diferença nessa ação nacional. “São os mesmos recursos para todos, mas os resultados serão diferentes”, alertou a gestora do programa, que participou do lançamento, no Sebrae da Paraíba, em João Pessoa.

Ana Clévia afirmou que a expectativa dos coordenadores do Investe Nordeste, em Brasília, é altíssimo para que a Paraíba possa ser um exemplo de governança, um processo que, segundo ela, já tem sido demonstrado em uma série de ações.

Ela revelou que a Paraíba tem criatividade e capacidade de inovar que surpreende a todos. Para a gestora, Cabaceiras, no Cariri paraibano, é um exemplo cabal desse processo de pertencimento e até ousadia, inspirados em sonhos de ilustres paraibanos como o escritor Ariano Suassuna. Clévia lembrou ainda, que democracia é ter ideias diferentes e objetivos comuns, e que podem ser levados para atitudes no Turismo.

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *