São João de Santa Luzia terá shows e atividades para as famílias

Eventos Culturais

Com previsão de que “o público vai duplicar”, em face da não realização da festa junina em Patos, o São João de Santa Luzia será aberto oficialmente, nesta sexta-feira (210, com muito forró pé de serra e bandas musicais. Mas, há 12 anos, além da programação realizada pela gestão pública municipal, as famílias de Santa Luzia promovem, na Praça da Matriz da Cidade, a Festa da Tradição, que foi denominada São João das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia.

Quem informa é a presidente da Santura (Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia) e gestora de Turismo e Fomento do Sebrae Paraíba, Regina Amorim que, ao fazer uma avaliação da festa garante que “o São João Tradição vem, a cada ano, melhorando em qualidade, autenticidade, credibilidade e pertencimento da comunidade. E foi no bojo do crescimento do evento, tendo a comunidade como  protagonista, que foi criada em 2017, a nossa Santura, com o propósito, já vitorioso, de unir amigos e familiares, pela preservação dos valores culturais do município e contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural”.

Um grupo de jornalistas de João Pessoa está em Santa Luzia, desde a tarde desta sexta-feira, para acompanhar e produzir reportagens sobre os festejos juninos da cidade. O convite foi feito pela presidente da Associação.

Quando perguntada sobre a estimativa de público em Santa Luzia neste São João, Regina respondeu que “o público vai duplicar, em virtude da não realização do São João de Patos, pois, como é sabido por todos, a festa de Patos, município que polariza a economia do Médio Sertão, atraia muita gente que gosta da festa realizada na região sertaneja. Então, mesmo lamentando o fato somos obrigados a reconhecer que seremos beneficiados com muita gente, tanto dos municípios vizinhos como de cidades grandes como a Capital, fato que fortalece  a economia local, gerando ocupações e renda, com melhoria do padrão de vida do nosso povo”.

Festival

Para a gestora do Sebrae, “o bom de brincar em nossa cidade é que a festa atende a todas as idades com o São João Tradição das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia e, também, o São João mais moderno organizado pela Prefeitura. E, devido ao aumento do fluxo de visitantes e turistas a gestão pública tem primado pela segurança, pela limpeza pública, pela iluminação pública e a decoração da cidade para receber a todos que chegam com muita alegria e hospitalidade”.

Sobre os eventos paralelos, Regina lembrou a realização do 1° Festival Gastronômico Junino, que vai acontecer através da Santura com o apoio do Sebrae, São Braz e Souza Cruz. Também haverá o Encontro de Cocos de Roda, com presenças já confirmadas dos Cocos de Roda de Conde, Alagoa Grande, Cabedelo e Queimadas.

E, por fim, ocorrerão cinco premiações no São João Tradição de Santa Luzia: Troféu para o Melhor casal de Dançarinos de Forró, Melhor Trio Pé de Serra, Melhor Arraial Junino, Melhor Loja Junina, Melhor Prato do Festival Gastronômico. A diretoria da  Santura fará a entrega dos Troféus no dia 23 de junho às 21 horas, na Praça da Matriz de Santa Luzia.

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO 2019 DE SANTA LUZIA

DIA 21/06 (sexta-feira):

Jonas Esticado; Cavalo de Pau e Giannini Alencar

DIA 22 (sábado):

Zé Cantor; Giullian Monte

DIA 23 (Domingo):

Saia Rodada; Thales Lessa; Naldinho Cunha

DIA 24 (segunda-feira):

Gil Mendes; Forró D2; Mano Walter

Edson Verber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *