Trem do Forró entre Campina Grande e Galante descarrila

Cotidiano

Por meio de nota, a empresa que organiza as viagens do Trem do Forró – chamado de Forró nos Trilhos nessa temporada – informou que um dos vagões descarrilou no trajeto entre Campina Grande e o distrito de Galante. O acidente aconteceu já nas proximidades de Galante e não houve vítimas. Além disso, a empresa providenciou ônibus para transportar os passageiros de volta a Campina Grande.

“A empresa destaca que a viagem foi liberada após emissão de laudo apresentado pela equipe técnica da ANTT e CBTU, que realizou durante à tarde de sexta-feira (21) uma vistoria em todo o percurso da viagem e também do próprio trem. O laudo atestou que todo o trecho estaria em condições favoráveis e seguras para a realização do passeio turístico, que ocorre em Campina Grande há cerca de 20 anos, sendo uma tradição do Maior São João do Mundo”, informou a empresa.

O presidente do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba, Cleófas Batista, confirmou o incidente e que foi avisado por amigos que estavam, próximos do descarrilamento. Na realidade, segundo informações desses amigos, três vagões descarrilaram. Ele encaminhou um vídeo à redação, onde mostra a situação e uma pessoas fazendo um alerta sobre o risco de novos acidentes, tendo em vista o solo estar encharcado em decorrência das fortes chuvas que têm caído nos últimos dias. Ele denunciou que não há manutenção dos trilhos há mais de nove anos.

Cleófilas Batista informou ainda, que tinha informado sobre os problemas e risco de descarrilamento à empresa e à CBTU.

O Trem do Forró é um dos principais atrativos do Maior São João do Mundo e já havia apresentado problema parecido na semana passada, quando o funcionário estava fazendo a manobra para retornar de Galante para Campina Grande. Não havia passageiros dentro dos vagões naquele momento.

O Trem do Forró, apesar de ser um dos atrativos mais procurados por turistas no período junino, sempre se viu em volta com questões de segurança. O problema, é que a linha férrea entre Galante e Campina Grande só é utilizada no período junino. No resto do ano, fica sem qualquer tipo de manutenção.

Outro problema, diz respeito aos vagões e locomotiva, que têm que ser deslocados de João Pessoa para Campina Grande por meio de rodovia, levados por caminhões.

Trem descarrila próximo a Galante

Fábio Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *