Jornalista e artista plástica lança livro e exposição de pinturas na FCJA

Eventos Culturais

A jornalista e artista plástica Fátima Farias vai lançar o livro e exposição de pinturas “Infinito Amor: a Síntese da Vida”, nesta sexta-feira (02), às 19h, na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa. A obra conta a história de uma jovem médica falecida, começa com relatos de dor, acolhida pela superação e se estende para mensagens de fé e esperança.

A leitura atende a quem procura por temáticas como Autoconhecimento, Superação de Conflitos, Espiritualidade, Arte x Saúde, Paz Espiritual e Reflexões do Cotidiano. O foco final é o aprendizado como idealização para quem busca uma vida plena e feliz.

Segundo a autora, a médica Maria Eugênia, vítima de AVC, passou quatro anos sem falar e se locomover, até vir a óbito. Durante o período, a família vivenciou momentos difíceis. Conforme detalha: “Na sua mudez e imobilidade enfrentou a enfermidade com resignação. Era uma lição de vida, ora como aluna e protagonista, ora como professora daquela árdua experiência, refletindo no entorno de familiares e amigos. Difundir esta história, fruto do laboratório experimental de uma família, significa ajudar muita gente a superar adversidades diversas na vida”.

O livro integra um projeto social itinerante que reverterá a renda líquida para instituições e/ou causas infantis. A apresentação é da médica pernambucana Gisélia Alves, prefácio do escritor Francisco Gil Messias, orelhas do poeta Oliveira de Panelas e posfácio da psicóloga Valéria Diniz, além de duas crônicas, assinadas pelos professores e escritores Damião Ramos Cavalcanti e Neide Medeiros.

Artes plásticas

Durante o lançamento, a autora vai expor trabalhos de pinturas suas, com o mesmo título do livro “Infinito Amor: a Síntese da Vida”, destacando-se as séries “Transição Planetária” e “Geometria Divina”.

Perfil

Fátima Farias é jornalista, escritora e artista plástica. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com habilitações em Jornalismo e Relações Públicas. Atuou na imprensa paraibana, destacando-se 15 anos no Jornal O Norte, como repórter e editora de Programação Cultural, além de assessora de imprensa em diversas entidades.

É autora do livro “Encontro com Consciências – Diálogo da unidade com a diversidade” (2004), fruto de entrevistas com personalidades de diversas áreas. Tem formação em Empreendedorismo em Eventos, pelo Sebrae. É diretora de Programação Cultural e Assessora de Imprensa da Fundação Casa de José Américo. Em agosto de 2018 estreou nas artes plásticas com a exposição individual “Mistérios, Surpresas & Revelações”. Em setembro de 2018 recebeu o Troféu Heitor Falcão, 21ª edição, na categoria Jornalismo, realizado pelo jornalista Abelardo Jurema.

Secom Paraíba