Aumentar a qualidade e a competitividade em rotas turísticas no Brasil, com foco na geração de empregos e renda para a população. Este é o objetivo do programa Investe Turismo que, na Paraíba, vai contemplar uma rota agregando a cadeia produtiva de João Pessoa, Conde e Cabedelo. As primeiras ações do projeto tiveram início na última segunda-feira (26), em Cabedelo e no Conde, com expectativa de beneficiar pelo menos 55 donos de pequenos negócios do segmento.
De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba e gestor do Investe Turismo, Marcílio Santos, em Cabedelo será realizada uma consultoria junto aos donos de pequenos negócios do segmento gastronômico para estruturar a oferta turística local. Cerca de 30 empreendedores que atuam no primeiro andar do Mercado Público e no entorno da Rua da Balsa serão beneficiados com a ação desenvolvida pelo Sebrae Paraíba. “Realizamos a primeira reunião e definimos que a intervenção inicial na cidade será uma pesquisa para diagnosticar os principais anseios e necessidades do público-alvo. Posteriormente, o resultado será apresentado aos empreendedores e aos parceiros como Sebrae, CBTU, Prefeitura Municipal e administração da Barca”, explicou.
Já no município do Conde, teve início nessa segunda (26) e segue até esta sexta-feira (30) o curso de como receber, acolher e atender bem ao turista. Serão ofertados dois cursos aos empreendedores locais, a exemplo de donos de restaurantes da Praia de Coqueirinho. A estimativa é de 25 participantes por turma, abrangendo MEIs e donos de micro e pequenas empresas. “Os cursos estão acontecendo no Sítio Tambaba, que fica na zona rural do Conde, e no Portal de Jacumã”, frisou Marcílio Santos.
Ao lado da ABIH e da PBTur, o Sebrae Paraíba também está participando de ações de divulgação do Nordeste enquanto destino turístico. Dentro do projeto Sou + Nordeste, foi promovida uma divulgação da região junto a 50 influenciadores digitais de São Paulo, com a proposta de formatar um grupo com dez para visitar a Paraíba.
Investe Turismo – O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.
Assessoria de Imprensa