Cabedelo vai ganhar mais uma estação ferroviária

Destaque Paraíba

O prefeito de Cabedelo, a 18 km de João Pessoa, Vitor Hugo, confirmou nesta terça-feira (02), por meio das redes sociais, a assinatura da ordem de serviço para construção de mais uma estação de passageiros na cidade. A estação será construído e levará o nome de IFPB (Instituto Federal da Paraíba). O valor da obra gira em torno de R$ 4,3 milhões.

A estação IFPB será construída entre as estações de Poço e Jardim Manguinhos, em direção a Cabedelo. O público beneficiado serão os estudantes do Campus da universidade, que ganharão tempo, evitando congestionamentos, e economizando, já que o valor atual da tarifa é de R$ 1.

Além desse novo equipamento, de acordo com o site da CBTU-JP (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), está em estudo uma outra estação, que deve ser construída próxima do Shopping Pátio Intermares, também em Cabedelo. Essa nova estação já estava em estudo antes mesmo do encerramento do imbróglio entre a Construtora Marquise, que será responsável pelo projeto, e a prefeitura de Cadebelo, na administração do ex-prefeito Leto Viana, que está preso por corrupção.

O Sistema de Trens Urbanos de João Pessoa é operado por composições diesel em apenas uma linha ferroviária com extensão de 30 km abrangendo quatro municípios, João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita, constituído pelo trecho Cabedelo, com 10 estações em operação, transportando cerca de 15 mil passageiros/dia.

Na postagem feita nas redes sociais, o prefeito cita o deputado federal Efraim Filho que, segundo ele, foi o responsável por conseguir os recursos junto à CBTU-JP e ao Governo Federal. Também por meio das redes sociais, o parlamentar agradeceu a citação.

Fábio Cardoso