Centro de Atendimento ao Turista vira polo de cultura aos domingos

Destaque Paraíba

A Ciranda do Sol do Mestre Manoel Baixinho, do bairro dos Novais, será a atração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), neste domingo (8), às 19h, no Largo da Gameleira, na Praia de Tambaú. A atividade cultural é uma parceria da Secretaria de Turismo (Setur) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para transformar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) num ponto de concentração dos visitantes durante sua passagem pela cidade.

De acordo com o secretário-adjunto da Setur, Graco Parente, a equipe do CAT, junto com a Funjope, construiu um calendário com diversas atrações que vão se apresentar durante todo o mês de setembro. A proposta da parceria é desenvolver e potencializar o Centro de Atendimento ao Turista, de forma a transformá-lo num equipamento voltado não só para emitir as informações turísticas necessárias, mas que se torne uma referência pelo turista que visita João Pessoa.

“Nosso intuito é que através dessas atrações culturais, possamos consolidar ainda mais esse centro de atendimento, para que passe a ser uma referência pelo turista que visita João Pessoa e por muitas vezes passa por lá de forma muito rápida, apenas para obter informações sobre a cidade”, define Graco.

Segundo ele, o propósito dos organizadores é que o equipamento se torne um ponto de concentração turística junto com alguns outros projetos que virão. “Na verdade, estamos fazendo um teste e torcendo que seja um sucesso”, afirma o gestor.

Ciranda – O nome do grupo Ciranda do Sol do Mestre Manoel Baixinho surgiu inspirado na forma de como os brincantes ensaiavam a ciranda à beira-mar. “Na época, brincávamos muito na praia de Tambaú até o sol raiar. Por isso ficou o nome de Ciranda do Sol”, explicou o mestre Manoel Baixinho.

O grupo possui cerca de 40 integrantes cadastrados. Nas apresentações, costuma tocar canções do cancioneiro popular, do próprio Mestre Manoel Baixinho, a exemplo do Sou Cirandeiro, Oh, meu Jesus,  Estava na Praia, Chegou Meu Navio Lá no Porto, e outras do mestre João Grande, um líder do grupo já falecido.

Programação do mês de setembro 2019
Polo: Cultural Popular – Centro de Atendimento ao Turista
Local – Largo da Gameleira – Praia de Tambaú

Secom João Pessoa