A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) divulgou, nesta quinta-feira (5), uma série de projetos para divulgar o país no exterior e fomentar o turismo internacional no país. O presidente da autarquia, Gilson Machado Neto, apresentou a “Nova Embratur”, na qual o patriotismo e o uso responsável do dinheiro público serão suas diretrizes.
Na ocasião, o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho e o cantor Amado Batista, presentes no evento, foram anunciados como Embaixadores do Turismo Brasileiro. Eles ajudarão, voluntariamente, em diversas campanhas a serem realizadas pela autarquia. “O turismo é importantíssimo para gerar empregos e recuperar nossa imagem internacionalmente”, afirmou o campeão do mundo de futebol pela seleção.
O diretor de Marketing e Relações Públicas da Embratur, Osvaldo Matos de Melo Júnior, explicou que as celebridades são criteriosamente escolhidas e disponibilizarão sua imagem e redes sociais para divulgar as belezas do país. “Você pega o caso do Ronaldinho, uma pessoa que tem quase 100 milhões de seguidores em suas redes e nos ajuda voluntariamente, sem custos, por patriotismo. É inestimável essa atitude”.
Ele complementou dizendo que a expectativa da autarquia é que, ao final do governo Bolsonaro, o número de turistas internacionais no país dobre do atual número de 6 milhões anuais. “Só de liberarmos o visto para países como Estados Unidos e Canadá, já tivemos aumento de mais de 200% na procura por nosso país. Vamos investir cada vez mais, até em inteligência (Big Data), para conseguirmos nossos objetivos”.
Diretores e presidente da Embratur com Ronaldinho Gaúcho no evento da Semana da Pátria na autarquia
Rei do “Rolê”
O primeiro projeto apresentado foi o reality show “Rei do Rolê”. Nele, estrangeiros deverão enviar vídeos, de até 1 minuto, explicando porque deveria ser escolhido para passar 30 dias conhecendo o Brasil de graça. O selecionado conhecerá as 5 regiões do país e serão recebidos por embaixadores (Ronaldinho, Amado Batista, Richard Rasmussen, Renzo Gracie, Bruno e Marrone).
Embaixadores do Turismo
Celebridades e atletas serão escolhidos para divulgarem, voluntariamente, o Brasil e suas belezas em suas redes sociais. Eles receberão carteira e certificado de Embaixadores do Turismo Brasileiro e receberão material para ajudar no marketing.
Traga +5
Fale bem do Brasil e incentive o turismo. Esse é lema do “High Five Brazil”, cujo foco será ensinar brasileiros residindo no exterior a mostrarem ad estrangeiros os principais destinos turísticos do país. Um aplicativo de celular ajudará no processo e indicará os brasileiros que tiveram mais sucesso.
Semana da Pátria
Antes do evento, as autoridades presentes participaram do hasteamento do Pavilhão Nacional na sede da Embratur. Uma placa em homenagem a visita do Presidente Jair Messias Bolsonaro à posse de Gilson Machado Neto ao instituto foi inaugurada. “Uma singela homenagem de uma equipe que tem orgulho de trabalhar junto ao Presidente Bolsonaro pela recuperação do país”.
Nabhan Garcia, secretário Especial do Ministério da Agricultura, representou o Presidente Jair Bolsonaro no evento. A cerimônia contou ainda com a participação de secretários de Turismo, representantes do governo federal e de parlamentares.
Assessoria de Imprensa