Um roteiro harmonizado com vinho e verde pelo Chile

Mundo Roteiros

Um belo roteiro pelo centro do Chile pode harmonizar degustação de vinho com muito verde. Em Santiago, a capital do país, o passeio junta parques e relaxamento ao ar livre. Depois, a viagem segue até a litorânea Valparaíso, com uma passada por Isla Negra, para conhecer a casa-museu de Pablo Neruda. No caminho, visite os vales onde vinícolas produzem alguns dos melhores rótulos chilenos. Entre elas está a premiada Matetic, que oferece a experiência completa nos vinhedos com a hospedagem no La Casona, seu hotel-boutique.

A viagem pode começar pelo Parque Metropolitano de Santiago, um dos maiores parques urbanos do mundo, com cerca de 720 hectares — para se ter uma ideia do tamanho, o Central Park de Nova York ocupa uma extensão de 340 hectares. Do Cerro San Cristóbal, 300 metros acima da capital chilena, tem-se uma linda vista panorâmica da cidade. Outro monte, Cerro Santa Lucía, mostra o passado do país entre diversas espécies de árvores. A 70 metros de altura, a construção colonial inclui o Castillo Hidalgo, o Jardín Circular e as terrazas Neptuno e Caupolicán.

Quando o assunto é área verde, Santiago não poupa opções, indicadas para caminhadas, piqueniques e passeios de bicicleta. Pelos bairros, há sempre um parque por perto, como o Bicentenário (em Vitacura), o Araucano (em Las Condes), o Florestal (no centro histórico) e o Parque de las Esculturas (na Providência).

A jornada pelo Chile segue em direção aos vinhedos e ao mar. Entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, os vales na região central do país dão origem a muitos dos saborosos vinhos chilenos. Visitar vinícolas de Casablanca enrique os aromas e os sabores da viagem.

A pouco mais de uma hora de Santiago, a Vinícola Matetic e seu hotel-boutique, La Casona, oferecem a atmosfera ideal para vivenciar a viticultura do Chile. Tours com degustação e excursões a pé pela propriedade de 9.000 hectares apresentam a agricultura orgânica e biodinâmica da Matetic.

Os dez quartos da propriedade, batizados com nomes de castas de uvas, oferecem vista para os vinhedos e para os jardins. De menu reformulado para a temporada, o restaurante Equilibrio valoriza a culinária regional dando um toque gourmet às receitas.

A 50 minutos dali, a região litorânea de Valparaíso e Viña del Mar é um saboroso desfecho para a viagem pelo Chile. Antes, não desperdice a chance de visitar Isla Negra, o povoado no Pacífico que inspirou Pablo Neruda. A casa onde o poeta viveu até sua morte virou um interessante museu sobre o artista. Depois, desfrute de praias como Reñaca, na costa de Viña del Mar, e das cores de Valparaíso, com suas ladeiras, mirantes e rica gastronomia.

Informações sobre o La Casona e a Vinícola Matetic podem ser obtidas em www.matetic.com, no telefone (+56) 22611-1520, nas redes sociais @mateticvineyards, no e-mail reservas@mateticwg.com ou com os principais operadores e agências de turismo brasileiros.

AD Comunicação & Marketing