João Pessoa Cidade Criativa da Unesco sedia primeira Feira de Arquitetura e Decoração da Paraíba

Cotidiano Eventos

João Pessoa comemora seus dois anos como Cidade Criativa da Unesco neste mês de outubro. No dia 31, a Capital paraibana completa dois anos fazendo parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), grupo seleto de 180 cidades do mundo, em 72 países, notabilizadas pelo incentivo à economia criativa. João Pessoa é a única cidade do Brasil reconhecida pela Unesco por conta do artesanato e arte popular. E um dos eventos que vai marcar o mês de comemorações é a primeira Feira de Arquitetura de Decoração da Paraíba, que será realizada entre os dias 03 e 06 de outubro, das 15h às 22h, na Maison Blu´nelle, no Bairro dos Estados.

A Home & Decor é um evento aberto ao público que receberá mais de 30 expositores e trará novas tendências de decoração, móveis, iluminação, revestimentos, plantas, cortinas e outros segmentos da ambientação. Peças de renomados artistas do Celeiro Espaço Criativo também estarão na feira. “Essa é a primeira feira de arquitetura e decoração do Nordeste. E este é um assunto que interessa todo mundo. O conceito de que investir na decoração da casa era algo supérfluo mudou completamente. Hoje, todas as pessoas têm interesse. O sonho da casa própria também vem com o sonho de ver seu lar ambientado, bem cuidado e organizado”, afirmou o organizador do evento, Ximenes Dantas, que é decorador e design de interiores.

O título da Unesco eleva a cidade de João Pessoa à condição de ser reconhecida por contribuir com o desenvolvimento urbano com projetos e ações que respeitam a valorização e diversidade cultural e ambiental. Através do programa João Pessoa Artesã, coordenado pela primeira-dama, Maísa Cartaxo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa estimula e reforça iniciativas que tornam a criatividade um fator determinante para o desenvolvimento local, como no caso do projeto Sereias da Penha.

Além do artesanato e arte popular, o título de Cidade Criativa da Unesco é concedido também a cidades nos segmentos: Artes Folclóricas, Música, Gastronomia, Design, Cinema, Literatura e Artes Midiáticas. “Este é mais um evento que dará vitrine aos nossos artesãos e artistas da terra. É um evento que vai impulsionar também nosso turismo e vai trabalhar a questão da Economia Criativa nos segmentos de design. Sem falar que este é um dos objetivos da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que é fazer essa integração entre os setores e impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável”, ressaltou Marianne Góes, que é a coordenadora do Programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco.

Outras secretarias – Além do programa João Pessoa Cidade Criativa da Unesco, a Prefeitura Municipal de João Pessoa dará todo apoio envolvendo as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Mobilidade Urbana (Semob) e de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), através da Guarda Municipal, Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Celeiro Espaço Criativo.

Secom João Pessoa