Obras do Teatro Santa Catarina entram na fase de paisagismo da área externa

Cotidiano Paraíba

O Governo do Estado da Paraíba está concluindo as obras do novo Teatro Santa Catarina, no município de Cabedelo. No sábado (14), a equipe de Arquitetura da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) iniciou o projeto de paisagismo da área externa, que compreende a fase final dos serviços. Na nova estrutura, estão sendo investidos R$ 4,9 milhões, sendo esta a primeira grande intervenção, desde a sua fundação, em 1987.

De acordo com a engenheira Simone Guimarães, as instalações agora ganharam uma verdadeira estrutura de teatro. “Fizemos todas as modificações possíveis para deixar o espaço totalmente acessível. Esta etapa do paisagismo marca a finalização da obra do teatro, que recebeu uma atenção especial do governo, colocando o Santa Catarina nos padrões do Santa Roza e outros teatros do Estado”, destacou a superintendente da Suplan.

Reforma – A área de reforma do Teatro Santa Catarina compreende 483m² e com a ampliação o prédio ganhou mais 50,63m². Com as melhorias, o teatro passa a ser totalmente acessível, com circulação vertical, plataforma elevatória, escada em “U”, banheiros acessíveis, camarim, refeitório e aumento da capacidade da plateia de 154 para 161 assentos.

Os ambientes contemplados com a reforma são: hall de entrada, bilheteria, circulação horizontal e vertical com inserção de plataforma elevatória para atender a acessibilidade, banheiros, palco, cabine de som e iluminação, sala de apoio, diretoria, camarote e área técnica. Na parte anexa ao teatro, foram construídos um refeitório e uma cozinha/cantina.

Os principais serviços em execução roam: demolições, alvenaria, estrutura, revestimento de fachada, cerâmico e acústico, mudança de pisos e pintura interna e externa, substituição na estrutura de coberta, instalações hidrossanitárias, drenagem de águas pluviais, instalações elétricas, louças e metais e inserção da instalação de combate a incêndio, subestação, gerador, urdimento, sonorização, tratamento acústico, portas acústicas, mobiliário de assento para o público, tratamento de jardim e empraçamento.

Painel artístico – Uma das paredes do teatro homenageia a Santa Catarina e outros personagens que representam tanto a sexta arte quanto a cidade de Cabedelo. A obra de arte foi inspirada no folclore e o trabalho tem a assinatura do artista Clóvis Júnior. “Primeiro vem a homenagem a ela, à Santa Catarina. Depois venho desenvolvendo as caravelas, representado os primeiros descobridores da cidade. Juntei um pouco de cada coisa: o folclore, cavalo marinho, o palhaço, o malabarista e a sereia simbolizando o mar”, explicou o artista.

Secom Paraíba