Vídeo sobre o Nordeste exclui a Paraíba e Piauí e deixa paraibanos indignados

Destaque Paraíba

A veiculação de um vídeo promocional do Nordeste produzido pelo SBT e divulgado pelas afiliadas provocou indignação na Paraíba. No vídeo, que exalta o Nordeste como uma das melhores regiões do Brasil para se morar, fazer turismo, ganhar dinheiro e que mostra a pujança de sua economia, com PIB (Produto Interno Bruto) superior à média nacional, exclui a Paraíba e o Piauí.

Conforme a reportagem apurou, o próprio governador da Paraíba, João Azevêdo, manteve contato com a cúpula do SBT pedindo explicações pela exclusão. A rede pretende produzir um vídeo sobre a Paraíba e exibir nas afiliadas como forma de repor a falha editorial.

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, em entrevista na rádio Arapuan, nesta terça-feira (17), lamentou o lapso do SBT, mas afirmou que ficou mais triste do que indignada, tendo em vista o trabalho que o Governo do Estado tem realizado na divulgação da Paraíba e, nesse caso, se perde um importante espaço por questões, provavelmente, editoriais e comerciais.

“Sabemos que todo tipo de divulgação institucional tem custos, mas até mesmo para isso nós não fomos procurados. É lamentável, muito triste, mas vamos seguindo em frente”, pontuou Ruth Avelino, que confirmou a promessa do SBT para produzir um vídeo sobre a Paraíba.

Ainda de acordo com a presidente da PBTur, a briga, nesse sentido, não é contra os outros estados que tiveram seus roteiros divulgados, pelo contrário, todos lutam pelo mesmo objetivo, de atrair mais turistas para os seus estados.

O problema, revelou Ruth Avelino, é que alguns gestores públicos e até empresários do Nordeste, ainda não compreenderam que a região pode ser vendida como um único destino, o Nordeste. “Quem vem passar cinco dias em João Pessoa, vai conhecer Porto de Galinhas, em Pernambuco; a Praia do Pipa, no Rio Grande do Norte. Em uma única viagem, é possível que esse turista conheça vários lugares belíssimos próximos do estado onde ele está”, disse.

Para atrair mais turistas para um roteiro dentro do Nordeste, segundo Ruth Avelino, é preciso um trabalho unificado, com a participação de todos os estados em uma grande ação promocional do Nordeste. “Eu divulgo Pernambuco, Rio Grande do Norte, quando estou fora do país, por questões óbvias. Esses turistas chegam lá, mas certamente vão se sentir atraídos para vir para João Pessoa”, pontuou.

https://youtu.be/xrsX3k3sPxQ

Fábio Cardoso