Equipe da Paraíba participa da Maratona de Berlim

Destaque Esportes

Um grupo de 22 corredores paraibanos está de malas prontas para embarcar para a Alemanha, onde vai participar da Maratona de Berlim, que será realizada no dia 29 de setembro. Todos estão se preparando há seis meses para a competição, com orientação da equipe da Assessoria Tarso Matos. Além da preparação intensa e específica para a competição, os participantes vão investir cerca de R$ 10 mil para viajar e permanecer por 12 dias na Alemanha.

Os treinos para a Maratona, conforme Tarso Matos, preparador físico, leva em consideração os níveis atléticos de cada competidor. “Temos alunos que já correm maratonas há mais de 10 anos, assim como outros alunos que estão indo para a Alemanha participar de sua primeira competição nessa distância”, observou.

Os alunos da Assessoria Tarso Matos, segundo preparador físico, se enquadram na categoria de ‘atleta amador’, uma vez que todos exercem suas profissões, visando com o treino o bem-estar e condicionamento físico. “A maioria de nossos alunos são profissionais liberais”, afirmou a treinadora.

A rotina dos treinos é dura para esse tipo de competição. Os treinos acontecem sempre na praia de Manaíra, que se transformou no ponto de encontro dos alunos e onde existe uma base da Assessoria para apoio aos grupos. Para esse tipo de competição, os alunos estão correndo de quatro a cinco dias por semana, na média, uma hora de treino.

Segundo Tarso Matos, as corridas de rua estão em expansão em todo o Brasil nos últimos anos, com adesão de pessoas, às vezes, que nunca praticaram esse esporte e que estão se sentindo incentivadas. “Existem provas o ano todo, no Brasil e no exterior, e estamos com alunos que vão participar das maratonas de Buenos Aires (Argentina) e Amsterdam (Holanda) agora no segundo semestre”, revelou.

Algumas agências de viagens também viram esse filão (corridas) e estão investimento nesse esporte. A grande maioria, afirmou Tarso Matos, fica responsável pela inscrição e acomodação dos alunos, “agregando também uma programação turística para depois da prova, uma vez que na grande maioria os familiares vão prestigiar o evento e torcer pelos corredores”.

A Assessoria é uma empresa que atua há 15 anos no ramo de assessoria esportiva e tem como objetivo principal auxiliar nossos alunos na prática esportiva através do método integrado de treinamento. “Nossos treinos são realizados individualmente ou em grupo, o que estimula a socialização. Trabalhamos com objetivos e metas a curto e médio prazo.”

Fábio Cardoso