Salvador é sim a Cidade da Música e o filme Follow the Music é a prova disso

Brasil

Salvador é reconhecida pela UNESCO como Cidade da Música. Dona do maior Carnaval do planeta e berço de incontáveis talentos, a capital baiana se destaca constantemente por sua tradição musical e capacidade criativa. Há alguns meses, em julho de 2019, o jornal The New York Times (EUA) publicou um artigo especial sobre a cidade e sua relação com a musicalidade, descrevendo-a como um lugar onde “o ritmo não te enganará”.

Inspirada pela matéria “When in Brazil, Just Follow the Music”, a equipe do Visit Salvador da Bahia, canal oficial de turismo da capital, resolveu mostrar os caminhos da música em um filme que acaba de ser lançado. No filme, personagens que são a cara de Salvador seguem o caminho da música. Entre eles, estão dançarinos, turistas, produtores de conteúdo, além de representantes dos Blocos Afros Olodum e do Ilê Aiyê.

Nessa busca pelo beat perfeito, eles passam por pontos turísticos importantes e bairros da capital baiana. A narrativa se constrói com base nos aspectos mais marcantes da cidade e assume que ancestralidade e religiosidade do povo baiano são parte determinante da cultura soteropolitana, bem como seus elementos icônicos, como capoeira, comidas típicas e temperos.

O filme Follow the Music, foi concebido pela Usina Digital, a agência que atende a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e é um produto que mostra Salvador exatamente como ela é: vibrante, diversa e feita por pessoas reais e talentosas. O projeto, que teve a produtora Mandinga Filmes como parceira, faz parte da estratégia de marketing e promoção do destino Salvador da Bahia e será veiculado no site salvadordabahia.com e nas redes sociais Visit Salvador da Bahia.

Que batida é essa?

A trilha que dita o ritmo do filme é uma criação do DJ e produtor soteropolitano João Gabriel Ubunto. Para o projeto, o artista adaptou sua música “Caretas” ao lado de importantes nomes da música baiana: o maestro da Orkestra Rumpilezz Letieres Leite, a percussionista do Cortejo Afro Nanny Santos e o guitarrista da banda ÀTTØØXXÁ Chibatinha. Misturando tradição e elementos da nova música baiana, o grupo chegou a um som vibrante, poderoso e envolvente que revela a diversidade sonora e musical de Salvador.

Assessoria de Imprensa