Prefeito de Campina Grande anuncia implantação de estacionamento rotativo na feira central

Cotidiano Paraíba

Nesta quarta-feira (16), na sede da STTP, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, acompanhado do superintendente Félix Neto, estiveram reunidos com representantes dos comerciantes da feira central, discutindo alternativas para de mobilidade urbana nas vias de acesso daquele mercado.

Durante o encontro, Romero anunciou a implantação de um estacionamento rotativo, numa área pertencente ao município e que será cedida justamente para atender a necessidade dos comerciantes e clientes da feira central, além de ser uma das medidas para disciplinar o trânsito.

A prefeitura, através da STTP, está executando o projeto “Feira Livre” de implantação de sinalização de regulamentação com placas e pinturas, e de fiscalização de trânsito objetivando garantir o fluxo de pedestres por toda a extensão da feira central, e proibindo, inclusive, o acesso de motocicletas ao interior do mercado.

O prefeito disse ser solidários com as demandas apresentadas pelos comerciantes, mas que aguarda uma proposta consensual por parte dos representantes, já que ha um conflito dentre eles com opiniões divergentes. “A prefeitura deseja e quer ajudar a todos, na melhor forma possível, utilizando o espaço público cedido para estacionamento rotativo onde todo o recurso arrecadado, de uma taxa simbólica, será totalmente revertido e aplicado em melhorias do próprio mercado central, a exemplo de iluminação pública, limpeza, e monitoramento por câmeras”, disse Romero.

A nova sinalização da feira central atende a uma antiga demanda dos próprios feirantes e comerciantes, e está direcionada para os veículos em circulação, com implantação de placas de parada obrigatória, sentido proibido, sentido de via, conversão proibida à esquerda e proibida a direita, além da sinalização de carga e descarga, e de pisca alerta, para que haja a rotatividade de estacionamentos naquela área.

Segundo a STTP, havia uma série de reclamações dos próprios comerciantes e condutores de veículos de congestionamento em todas as vias da feira, sem existência de sinalização adequada que orientasse os condutores, os quais muitos abusavam do espaço das vias e estacionavam em qualquer tipo de lugar, até por uma hora ou mais tempo, imobilizando a via inteira até que o motorista retirasse o veículo para a passagem dos outros.

Além da presença do superintendente Félix Neto e de representantes dos comerciantes e feirantes, também participaram do encontro: O Secretário de Serviços Urbanos, Geraldo Nobre, o administrador da feira, Aguinaldo Batista, e o vereador Aldo Cabral, além de toda a equipe técnica da STTP.

Codecom – Campina Grande