Infraero abre licitação para ampliação do Aeroporto de Montes Claros

Aviação Brasil

A Infraero abre, no próximo dia 6 de novembro, a licitação para a contratação de empresa para o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos; obra de reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG). As informações sobre o processo licitatório podem ser consultadas pelo link:

http://licitacao.infraero.gov.br/portal_licitacao/servlet/DetalheLicitacao?idLicitacao=155023

O projeto executivo das obras está sendo desenvolvido pela Infraero e os serviços receberão investimentos na ordem de R$ 5 milhões. As obras ampliarão o espaço físico do terminal em 153%, passando de 733 m² para 1.857,61 m². Com isso, a capacidade de operação do Aeroporto passará dos atuais 800 mil para 1,5 milhão passageiros por ano.

A sala de embarque terá um aumento de área de 458%. Serão criados novos espaços, instalados novos assentos e os sanitários serão ampliados. Já a sala de desembarque terá área ampliada em 66%. As áreas de circulação e de disposição dos carrinhos de bagagem serão reformuladas e o terminal receberá um espaço para a instalação de balcões de apoio às companhias aéreas.

A área de check-in, que será ampliada em 90%, ganhará dois novos balcões, além de totens de autoatendimento das companhias aéreas, bem como um conjunto de balança e esteira injetora por balcão. Além disso, o saguão de passageiros, que terá área 114% maior do que o atual, ganhará espaços distintos e adequados para circulação e formação de filas e uma porta de acesso exclusiva para o desembarque.

“Essas mudanças aumentarão o nível de conforto e serviços oferecidos aos passageiros, além de aprimorar a infraestrutura para a operação das companhias aéreas”, afirmou o superintendente do aeroporto, Michael Crestani.

Os trabalhos têm previsão de início no primeiro semestre de 2020, terá entregas parciais e a conclusão final está prevista para o segundo semestre de 2021. O prazo para execução dos serviços, a partir da emissão da ordem de serviço, é de19 meses.

O Aeroporto

Com 38 anos de operações, o Aeroporto de Montes Claros é o único da região Norte de Minas Gerais com voos comerciais, sendo fundamental para o deslocamento de passageiros, já que o local abriga universidades e o polo industrial do estado, atraindo principalmente executivos, empresários, professores e universitários.

Atualmente, o Mário Ribeiro opera diariamente das 5h à 1h, e conta com seis voos diários das companhias Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Gol Linhas Aéreas. Esses voos interligam Montes Claros a Confins (MG) e Guarulhos (SP), além de conexões, a partir da capital mineira.

Assessoria de Imprensa – Infraero