Empresários paraibanos vão participar da 15ª Feira de Turismo Rural do Brasil em Venda Nova do Imigrante

Destaque Paraíba

A cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, é considerada uma referência como o berço do Turismo Rural no Brasil. Nos dias 20 a 24 de novembro o município sediará a 15ª edição da Ruraltur – Feira de Turismo Rural do Brasil. O evento compreenderá, além de exposição de produtos e serviços, uma série de rodadas de negócios e um seminário, que abordará temas relacionados com experiências desenvolvidas nesse segmento. O evento será realizado no Centro de Eventos Polentão. A Paraíba contará com uma comitiva formada por 26 empresários, viabilizada pelo Sebrae-PB.

Durante a RuralTur, serão realizadas visitas técnicas às propriedades rurais, onde poderão ser encontratas algumas iguarias como o Socol (embutido bem condimentado) de carne de porco; o Limoncello (licor amarelo de limão siciliano); o queijo tipo Resteia (de textura macia e sabor adocicado); a Puína (ricota cremosa); a Grappa (destilado do bagaço de cana); e a Caponata (antepasto preparado à base de berinjela). Há outros, como o café Arábica, cachaça, doces (em compota, cristalizados e cremosos), geleias, biscoitos, vinho, fubá de moinho de pedra, artesanatos e flores.

Segundo a gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim, a Ruraltur é um evento que tem a legitimidade e o pertencimento dos Estados, por o Brasil ser um país rural. “É por isso que dá tão certo (a Ruraltur) e cada ano se consolida mais como a melhor feira de turismo rural do Brasil”, enfatiza a executiva.

Brasil rural. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que o país tem mais municípios predominantemente rurais. Embora boa parte dos brasileiros viva nas áreas predominantemente urbanas, o número de cidades com essas características é de apenas 26% dos 5.570 municípios existentes.

A Ruraltur foi um evento criado pelo Sebrae da Paraíba em 2005. Até 2014 – exatos 10 anos – a feira foi promovida apenas no Estado, quando, em 2015, foi levada para Natal (RN). No ano seguinte Juazeiro do Norte (CE) sediou a feira; Em 2017, Gravatá (PE) foi palco do evento. Somente no ano passado retornou à Paraíba, sendo promovida em Areia, na região do Brejo.
No próximo ano, segundo Regina Amorim, a Ruraltur será promovida no Estado de Mato Grosso, mas, em 2024, ela se tornará internacional, se preparando para voar até o Peru.

Participação da Paraíba no Ruraltur no Espírito Santo

Paraíba estará representada na Ruraltur pelos empresários da região do Brejo Paraibano dos municípios atendidos pelo Projeto Investe Turismo, além de empreendedores de Santa Luzia, Lucena e Campina Grande, que irão expor a produção associada ao turismo, os produtos e roteiros turísticos e ainda a arte viva, agregando valor ao turismo.

Um grande destaque da Ruraltur 2019 será Jurandy do Sax, que se apresentará todos os dias, sempre às 17h, no estande da Paraíba.

O Virgulima de Campina também será o Mestre de Cerimônia da Solenidade de Abertura da Feira e do Seminário de Turismo Rural, levando o cordel como a linguagem cultural distinta, sobretudo, do Nordeste brasileiro.

Neide Lisboa, empresária e Chef de Cozinha do restaurante Terraço Lisboa, em Bananeiras, fará oficina de gastronomia, apresentando a Peteca de Banana, uma sobremesa regional à base de banana, trigo, leite e ovos, polvilhada com açúcar e canela, que pode ser degustada com sorvete de creme e mel de engenho.

Paraíba também contribuirá com o Seminário de Turismo Rural. A gestora de turismo e economia criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, fará a palestra: Caminhos do Frio – Rota Cultural Itinerante no Brejo Paraibano, no dia 22 de novembro, às 10h.

Fábio Cardoso