Música de compositor mexicano abre concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Eventos Culturais

Uma música de Silvestre Revueltas, considerado o mais influente compositor de nacionalidade mexicana, vai abrir o 8º Concerto Oficial da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba nesta quinta-feira (7), às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita. O concerto tem regência do maestro Luiz Carlos Durier e participação da violinista da OSJPB, Júlia Fernandes, como solista.

A primeira música executada no concerto, de Silvestre Revueltas (1899-1940), compositor modernista de música sinfônica da primeira metade do Século XX, é “Janitzio, R 36”. Em seguida, os jovens músicos vão executar “Rondó em Lá Maior para Violino e Orquestra, D. 438”, de Franz Schubert (1797-1828), compositor austríaco do fim do classicismo, com Júlia Fernandes como solista.

A obra de Camille Saint-Säens (1835-1921), compositor francês da Era Romântica, vai estar representada no programa deste concerto pela “Suíte Algeriana para Orquestra, Op. 60 (Prelúdio, Rapsódia Mauresca, Sonho Noturno e Marcha Militar Francesa)”, e  a do americano Leonard Bernstein (1918-1990) pela Seleção de “West SideStory”  (arranjo de Frederick Müller).
“Nós estamos com uma boa expectativa sobre o concerto da sinfônica jovem, o 8º concerto oficial.

Estamos trazendo para o público três obras que serão tocadas pela primeira vez”, disse o maestro. “Se trata da obra Janitzio, de Silvestre Revueltas, compositor mexicano; a obra para uma solista de violino e orquestra de cordas, de Franz Schubert, onde apresentaremos Júlia Fernandes como solista, que é uma das integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem, e a Suíte Algeriana, de Camille Saint-Säens, que fala exatamente das impressões que ele, como um francês, tinha sobre a Argélia”, explicou.

Durier lembrou que a ideia da sinfônica jovem é fazer um repertório que a orquestra toque com qualidade, com boa técnica, e também apresente para a população um repertório que o público não teve ainda a oportunidade de escutar, nem em sala de concerto e nem através de CDs ou gravações no You Tube. “E nós encerraremos o concerto com uma música de trilha sonora de cinema, que sempre agrada o público, que é uma seleção de Seleção de “West SideStory”, de Bernstein”, concluiu.

 

Próximos Concertos – A temporada 2019 conta com mais duas apresentações oficiais da Orquestra Sinfônica Jovem: nos dias 5 de dezembro, no Espaço Cultural, e 19 de dezembro, que será o Concerto de Natal, na Catedral Metropolitana. Já a Orquestra Sinfônica da Paraíba terá três concertos: dias 14 de novembro, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira; 21 de novembro, na Igreja de Santana, no Bairro Funcionários II, em João Pessoa, e 12 de dezembro, novamente no Espaço Cultural.

Secom Paraíba