Festuris Gramado bate recorde de expositores e presença internacional e diretor diz que evento é um ‘laboratório’

Destaque Eventos

Como em todos os anos, o encerramento do Festuris Gramado foi recheado de números positivos e emoção. Os dados demonstraram que as ideias implementadas na edição de 2019 funcionaram. Segundo Eduardo Zorzanello, um dos diretores da Rossi & Zorzanello – empresa que organiza o evento -, houve um crescimento de 5% da feira em relação ao ano passado. Cruzaram pelos corredores nos dois dias de evento 11 mil visitantes e foram emitidos 17 mil credenciais. No Serra Park, 2,7 mil marcas expuseram seus produtos para um público especializado.

Zorzanello definiu a edição do Festuris 2019 como “a melhor já realizada na história”. “Esta foi a melhor edição de todos os tempos, e quem diz isso são os nossos clientes, que são os expositores. Nosso papel é provocar essa interlocução entre os players do Turismo, girando a economia e deixando um legado para a sociedade, sempre com a responsabilidade social que faz parte do DNA da nossa empresa”, disse Zorzanello.

Zorzanello destacou que as regiões Nordeste e Norte do Brasil estão descendo para as Serras Gaúchas, representando 35% do público participante, além do Sul e do Estado de São Paulo. A 31ª edição da feira foi considerada também a mais internacional de toda sua história, com a presença de 65 destinos estrangeiros. Ao todo, 7% dos inscritos chegaram de outros países.

Para Zorzanello, o Festuris se tornou um “laboratório de eventos” e, por isso, cabe a eles inovar a cada edição para melhorar e apresentar novas tendências para o mercado. “Buscamos soluções que impactem os negócios e aproximem a Serra Gaúcha das demais regiões do Brasil e do mundo. A cada ano que passa, mais pessoas estão descendo pelo extenso mapa brasileiro para descobrir nossas belezas e nosso espírito hospitaleiro, sempre com o intuito de fechar novos negócios”, enfatizou o diretor do Festuris.

No processo de inovação, o Festuris colocou à disposição um aplicativo desenvolvido por uma empresa de Gramado, que possibilitou o pré-agendamento de reuniões no Festuris. Foram agendados mais de 4 mil encontros por meio dessa plataforma digital e a expectativa de Marcus Rossi, Ceo do Summit Hub, é que esse número dobre, passando para 8 mil reuniões em 2020.

O momento de emoção coube a Marta Rossi, como sempre, agradecendo as parcerias, em especial com a imprensa brasileira e internacional. “Sem a imprensa certamente o Festuris não teria chegado a esse patamar. Vocês (jornalistas) são peça fundamental para o crescimento do evento, do primeiro a esse que acabou hoje (sábado). Desde já todos se sintam convidados para estarem no Festuris em 2020”, afirmou a empresária.

Fábio Cardoso