75% dos turistas que visitaram a Paraíba classificaram o destino como ótimo ou bom

Destaque Paraíba

Especial – Pesquisa de Opinião sobre o Turismo na Paraíba

 

A infraestrutura dos pontos turísticos da Paraíba foi classificada como ótima ou boa por 75% das pessoas que visitaram o Estado. Já o nível de satisfação em conhecer nossas cidades alcançou 95,1%. Os destinos mais lembrados foram as praias do Litoral Sul, o pôr do sol do Jacaré e a piscina dos Seixas. Foi o que revelou a pesquisa de opinião realizada com 410 turistas pelo Instituto Dataplan, entre os dias 19 e 26 de outubro deste ano, e divulgada com exclusividade para o jornal CORREIO.

A internet foi o principal meio de consulta dos serviços turísticos durante a viagem (67,6%), à frente de meios tradicionais, como ir presencialmente (13,9%) e agências de turismo (6,8%). O Instagram foi considerado a melhor rede social de pesquisa de destinos turísticos (30,6%), seguido pelo WhatsApp (21,8%) e Facebook (17,3%).

Para o professor de Mídias Sociais, Ricardo Oliveira, o trade turístico paraibano precisa estar atento, pois as mídias sociais vem influenciando cada vez mais a descoberta e a tomada de decisão sobre destinos, restaurantes e hotéis. “É importante estar ativo nas redes entregando conteúdo relevante para essa audiência, mas, também, interagindo diretamente com a comunidade, como criadores de conteúdo especializado e influenciadores digitais”, comentou.

Férias, lazer e diversão. Esses foram os principais motivos que fizeram as pessoas visitar o Estado (86,3%), segundo o levantamento da Dataplan. O turismo de negócios, eventos e convenções foi citado por 10,2% da amostra. Além das praias do Litoral Sul, do pôr do sol do Jacaré e da piscina dos Seixas, outros destinos visitados foram: Ilha de Areia Vermelha (11,5%), Litoral Norte (9,1%) e Piscinas de Picãozinho (8,6%).

A Gerente de comunicação e marketing da franqueadora Clube Turismo, Thalyta Costa, ressaltou que o litoral paraibano sempre foi a principal fonte de atração do interesse dos turistas, não só no destino Paraíba, mas no Nordeste de um modo geral.

“No entanto, a busca por outras vivências, aliadas às praias, também se mantém em destaque. Por exemplo: os passeios marítimos, o intercâmbio cultural entre praias, artesanatos locais e a gastronomia praiana… Em nossa análise de satisfação dos clientes que experimentam o nosso Estado, a pesquisa demonstra muita exatidão e coerência com as opiniões da pesquisa”, comentou.

Destaque – Perfil da Amostra

Sexo

Mulheres: 52,75%

Homens: 47,3%

Idade

De 18 a 34: 29,3%

De 35 a 59: 52%

60 ou mais: 18,8%

Renda

Até 2 salários: 16,6%

De 2 a 5: 43,4%

De 5 a 10: 24,4%

Acima de 10: 15,6%

Fonte: Dataplan

Melhorias no Turismo

Os entrevistados também avaliaram a divulgação do turismo da Paraíba em outros estados. Para 31,5%, a publicidade é regular, enquanto que 21,1% consideraram como boa. Questionados sobre o que precisa melhorar no turismo paraibano, a maioria que optou por responder a pergunta (16,6%) citou que é essencial investir na divulgação do Estado em outras cidades. Outra parcela (7,6%) reclamou dos preços praticados no comércio local.

Procurada pela reportagem, a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explicou que a entidade é responsável por produzir apenas mídia espontânea. “Este ano trouxemos diversos jornalistas e influenciadores digitais para conhecer nossas cidades. Esses profissionais produzem reportagens a partir da experiência que vivenciaram por aqui. Além disso, participamos de feiras voltadas para operadores de turismo, onde levamos informações para que os agentes possam vender pacotes de viagem para o Estado”, explicou.

Segundo Avelino, a publicidade junto ao consumidor final é de responsabilidade da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), órgão que detém orçamento para tal finalidade. O secretário adjunto da Secom, Fábio Barros, garantiu que o Governo do Estado tem se esforçado para divulgar o Destino Paraíba em outras cidades.

“Procuramos manter contato com instituições como ABIH [Associação Brasileira da Indústria de Hotéis] e Abav [Associação Brasileira de Agências de Viagens], para criar campanhas de promoção do Estado”, destacou.

A reportagem perguntou ao secretário sobre o orçamento aplicado este ano com publicidade. No entanto, Barros informou que não detinha a informação no momento da entrevista e que não conseguiria enviá-la até o fechamento desta edição. Ele também não soube informar sobre a previsão orçamentária para esta finalidade em 2020.

Melhorias no turismo da Paraíba

Divulgação/ Publicidade: 16,6%

Preços: 7,6%

Infraestrutura: 5%

Investimentos do Poder Público: 4,6%

Atrativos: 3,1%

Fonte: Dataplan

Ellyka Gomes – Jornal Correio da Paraíba