Chã de Jardim, na Paraíba, é considerado exemplo de Turismo criativo no País

Destaque Paraíba

Localizada em Areia, na região do Brejo da Paraíba, a 118 km de João Pessoa, a comunidade Chã de Jardim usou a criatividade para fomentar o Turismo e transformar a vida de jovens, artesãos e pequenos agricultores. A consultora de Turismo de base comunitária e coordenadora do projeto turístico de Chã de Jardim, Luciana Balbino, levou a história de sucesso da sua região para o Seminário de Turismo Isto é Mato Grosso do Sul, encerrado nesta terça-feira (20) em Campo Grande.

O projeto da comunidade nasceu com uma associação de jovens, liderada por Balbino, que decidiram permanecer na região ao invés de ir para São Paulo ou Rio de Janeiro, como muitos fizeram na época. “Decidimos usar o Turismo como ferramenta e explorar o que a nossa comunidade poderia oferecer”.

A princípio, a associação criou um roteiro de caminhadas e trilhas dentro da Mata Atlântica, que logo ganhou atrações como piquenique, sessões de relaxamento e aulas de compostagem. “É isso o que o turista atual procura cada dia mais, a experiência. Agora ele quer aprender e vivenciar a comunidade local. Não ser apenas um expectador, mas o protagonista dessa história”, ressalta Balbino.

Vendo que as atividades estavam funcionando, as jovens decidiram incentivar o artesanato e passaram a produzir diversos produtos com a palha da folha de bananeira, desde souvenirs até tapetes e bolsas. “Os turistas que iam à Chã de Jardim não queriam apenas comprar os produtos locais, mas sim a história. Com o nosso artesanato, eles podem vivenciar uma experiência única e ainda contribuir para o sustento das artesãs”.

Os próximos passos foram criar possibilidades de “onde comer” e “onde dormir” aos turistas, visto que “o que fazer” e “o que comprar” já estavam solucionados. Após abrir uma fábrica de polpa de frutas, Balbino teve a ideia de abrir um restaurante. Com um orçamento apertado e muita criatividade, nasceu o Restaurante Rural Vó Maria, que traz elementos da cultura local para oferecer ainda mais experiência aos turistas.

Para completar o roteiro turístico, um grande terreno deu lugar ao Camping e Hotel de Barraca, um acampamento com barracas montadas já com leitos, roupa de cama e kit de higiene pessoal. Além de todos os serviços oferecidos, a associação realiza eventos e parcerias com outros estabelecimentos para garantir o desenvolvimento integral da comunidade.

Atualmente, são sete novos empreendedores vivendo na região. Case de sucesso nacional e internacional, Chã de Jardim continua em pleno desenvolvimento, impactando 52 famílias diretamente e 200 de maneira indireta, seja por meio de parcerias, eventos ou mutirões sociais. “Para chegar onde estamos, nós tivemos o que muitos não têm: audácia, perseverança e vontade de vencer”, afirma Balbino.

A consultora destacou ainda que o grande diferencial no Turismo hoje é o envolvimento que o destino promove. “Turismo criativo transforma pessoas e comunidades. Mas o Turismo só é bom quando é para todo mundo. E para isso, precisamos trabalhar em conjunto”, finaliza.

Panrotas – Foto: Juliana Mônaco