Fluxo de turistas na Paraíba deve crescer 5% durante a alta estação

Destaque Paraíba

O setor turístico paraibano espera um aumento de 5% no fluxo de visitantes no estado no período de alta estação, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. No mesmo período entre 2018/1019 foram quase 370 mil turistas. Ou seja, a previsão é que o estado tenha um acréscimo de 18,5 mil turistas do que na última alta estação. Durante todo o ano passado foram 1,36 milhão de turistas que a Paraíba recebeu, sendo que destes, João Pessoa foi o destino mais visitado com 500 mil turistas passando pela capital paraibana. Até setembro último, segundo dados da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), foram 955.958 visitantes.

Os números foram divulgados pela presidente da PBTur, Ruth Avelino,  nesta segunda-feira (25), durante a abertura da primeira edição do Visit Pernambuco – Travel Show, que acontece em Porto de Galinhas, Pernambuco.

Ruth Avelino avalia que os números previstos para a alta temporada são bons, especialmente se for considerado que 2019 trouxe uma série de desafios para o setor no estado e no país. Problemas como a crise econômica, o fechamento da empresa área Avianca Brasil e o vazamento de óleo que, apesar de praticamente não ter atingido o litoral paraibano, foi divulgado no país e exterior como se fosse registrado em todo o litoral nordestino. “Foi um ano difícil, mas a expectativa para 2020 é que seja melhor”, comentou.

Já Manuelina Hardman, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira na Paraíba (ABIH-PB), frisou que a expectativa é otimista para a alta temporada. “Trabalhamos para termos uma alta taxa de ocupação. Trabalhamos para isso. A expectativa é termos um excelente verão no setor hoteleiro”, comentou.

Clóvis Roberto, especial para o Turismo em Foco