The Paparoa Track: a mais nova trilha da Nova Zelândia

Mundo

A Nova Zelândia possui diversas caminhadas de vários dias por cenários exuberantes, conhecidas como “Great Walk”. Agora em dezembro elas vão ganhar mais uma atração, a The Paparoa Track, primeira trilha desenhada também para ciclistas. O percurso de 55 quilômetros vai de Blackball (leste) a Punakaiki (oeste), é repleto de cenários com rochas de calcário, floresta tropicais e vistas surpreendentes.

Maori para “lugar longo”, na Paparoa Track será possível apreciar o rio Pororari, os penhascos de rocha calcária, a história remanescente da mineração e florestas variadas, do tropical a palmeiras nīkau. No total, são três partes íngremes desafiadoras especialmente no período de chuva, mas o esforço é recompensado pela beleza natural.

Uma opção é acrescentar ao percurso a trilha de 11 km do Pike29 Memorial, em homenagem aos que morreram no desastre da mina Pike River em 2010. Entre as principais atrações estão a pedra Lone Hand no norte do rio Pororari, o desfiladeiro do rio (com lugares para nado) e a vista exuberante que vai dos Alpes do sul até o mar da Tasmânia.

Dicas de Viagem
– A trilha começa em Blackball e termina em Punakaiki
– O ideal é fazer o percurso entre setembro e maio
– Os 55 quilômetros levam três dias para serem percorridos, e também está disponível para ciclistas
– É necessário preparação para neve no inverno e calor no verão
– Para ciclistas, a trilha é classificada como nível de dificuldade 4, não é para iniciantes
– O alojamento Moonlight Top Hut possui colchão, água corrente, banheiro, fogão a gás e aquecimento, é necessário fazer reserva durante o ano todo
Passado de mineração
A costa oeste possui um rico solo, desde a sagrada pounamu (pedra verde) que era coletada pelos Māori, até o ouro que foi encontrado na década de 1860 e a mais recente descoberta de carvão. Da corrida do ouro na Croesus Track à mina de cartão no final da Pike29 Memorial Track, você encontrará lembranças do histórico de mineração por toda parte. Ao longo do caminho, é possível ver placas explicativas.
A 10ª trilha da Nova Zelândia foi escolhida pelas famílias das 29 pessoas que perderam a vida no acidente na mina Pike River em 2010. É uma oportunidade de paz e reflexão, mas também traz benefícios econômicos para a região, como a mineração um dia trouxe.
Como chegar na Paparoa Track

A cidade mais perto é Greymouth, tanto do início quanto do fim da caminhada. De Christchurch, na costa leste, pegue a espetacular rota de trem TranzAlpine entre os alpes do sul, e alugue um carro na estação de trem Greymouth. Blackball fica a 24 km de distância (cerca de 25 minutos), e Punakaiki fica a 45 km de distância (40 minutos). A estrada entre Greymouth e Westport, conhecida como “The Great Coast Road”, foi nomeada pelo Lonely Planet como uma das 10 estradas na costa mais bonitas do mundo. É um trajeto de 90 minutos, mas vale a pena passar muito mais apreciando o cenário natural.

Para quem não quiser dirigir, é possível é contratar excursões e serviços de van, mais informações no link: http://westcoast.co.nz/plan-your-trip/transport/around-the-coast/

Ideal H+K Strategies