Flávio Tavares faz manutenção do painel “O Reinado do Sol”, exposto na entrada da Estação Cabo Branco

Cotidiano Paraíba

Exposto permanentemente no hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, desde a sua inauguração, o painel “O Reinado do Sol”, do artista paraibano Flávio Tavares, passou por uma manutenção nesta segunda-feira (25), dia de expediente interno da casa.

Segundo Larissa França, chefe do setor de Curadoria da Estação, a manutenção faz parte da rotina de conservação da tela, haja vista que desde 2008 o painel encontra-se exposto na entrada do local, e é natural que este tipo de serviço seja feito depois de algum tempo. O próprio artista realizou a manutenção do painel.

Feito em óleo sobre tela, “O Reinado do Sol” possui nove metros de comprimento por três de largura. Ele mostra, em ricas alegorias, a história da fundação da cidade de João Pessoa e a conquista da Paraíba. Valores como autoestima e identidade cultural são transplantadas para o visitante que se depara com a tela.

O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 19h. Sempre nestes horários, haverá um monitor na recepção (local em que o painel está instalado) para explicar ao visitante o que Flávio Tavares quis retratar no “Reinado do Sol”.

O artista – Flávio Roberto Tavares de Melo é natural de João Pessoa, e aos 18 anos de idade começou a absorver conhecimentos com o pintor Hermano José. Flávio chegou a iniciar o curso de Sociologia na Universidade Federal da Paraíba, mas abandonou as aulas para se dedicar exclusivamente às artes. Aos 20 anos de idade, o artista já estava expondo em capitais como Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Flávio estudou pintura nas Universidades de Yale, de Connecticut e em Simon Rock College – todas nos EUA. Também chegou a estudar pintura na Guiana Francesa, e logo após ingressou-se no mercado de arte alemão. Desde então, Tavares participou de diversas exposições importantes individuais e coletivas, no Brasil e no mundo.

Secom João Pessoa