Campina Grande dá largada para projeto Quadrilhando, que terá patrocínio da Caixa Econômica Federal

Destaque Paraíba

Nesta quinta-feira (05) foi dado o ponta-pé inicial para o desenvolvimento do projeto Quadrilhando, em Campina Grande. Nessa edição 2020, o projeto ganha o fundamental suporte financeiro da Caixa Econômica Federal, que irá disponibilizar R$ 210 mil, a título de patrocínio, que serão gastos nas próximas seis edições a partir de então.

O evento ocorreu no cenário onde acontecerão as apresentações das quadrilhas juninas em 2020, na Vila Sítio São João. Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, destacou a importância das quadrilhas juninas para a economia da região, tendo papel de protagonista como atrativo turístico no período de São João.

Rosália Lucas também reconhecer como essencial o apoio da Caixa ao projeto. “As quadrilhas têm um custo alto, necessitando de sustentabilidade para a manutenção das suas atividades. Por isso, estamos comemorando o fato do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, aprovar um projeto de patrocínio e incentivo às belas quadrilhas campinenses”, disse. A secretária lembrou que esse apoio foi atendido a um pleito da senadora Daniela Ribeiro.

Para a secretária, a exemplo da Caixa, o apoio da diretoria da Vila Sítio São João é fundamental para o desenvolvimento do turismo local, gerando emprego e renda na região. Rosália afirmou que, nos últimos levantamentos, “o turismo impulsionou a área de serviços e responde por 10% do PIB mundial”.

O produtor cultural do Quadrilhando, Lima Filho, também agradeceu à Caixa, em nome dos quadrilheiros, estendendo àss parcerias estabelecidas com a Prefeitura Municipal de Campina Grande e Vila São João. Conforme Lima, este apoio é fundamental, levando-se em conta que a cidade já conta com 3.600 quadrilheiros.

Lima Filho fez uma exposição do trabalho realizado pelo projeto Quadrilhando a partir de 2015, ressaltando o incentivo à cultura, a valorização da culinária e das expressões artísticas do povo, além das ações na área de desenvolvimento econômico e de estimulo ao empreendedorismo.

Fábio Cardoso com Codecom Campina Grande