Aeroporto de Campina Grande será climatizado, terá wi-fi e deve ter novos contratados a partir de 2020

Aviação Destaque

O Aeroporto de Campina Grande, Presidente João Suassuna, deve passar por uma reforma em sua estrutura, que inclui climatização de todo o prédio; instalação de novos serviços, como baterias de banheiros; ganhar sistema de wi-fi; além da contratação de novos funcionários. Essas devem ser as primeiras ações da empresa espanhola AENA Brasil no aeroporto paraibano a partir do dia 1º de janeiro de 2020, quando assumirá a administração do equipamento.

A AENA é a empresa vencedora do processo de leilão realizado pelo Governo Federal, e que administrará durante 30 anos os aeroportos do bloco Nordeste – formado pelos terminais do Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB).

Os projetos que a empresa pretende iniciar em Campina Grande foram apresentados pelo diretor presidente Santiago Yus, na quarta-feira passada, em reunião com representantes da Prefeitura e empresários do trade turístico.

De acordo com o que a reportagem apurou, apesar da AENA começar a administrar os aeroportos do bloco Nordeste somente em 2020, já está em andamento um estudo para que a empresa conheça mais de perto as necessidades de cada equipamento e, a partir dessas informações, estabelecer planos de atuação.

A reportagem apurou ainda, que a AENA observa o aeroporto de Campina Grande apostando no potencial econômico da cidade no setor industrial. Apesar do forte da cidade ser a promoção de grandes eventos, a exemplo do Maior São João do Mundo e a Nova Consciência, o fator da ampliação do processo de industrialização tem sido visto com bons olhos pela empresa espanhola.

A AENA, por outro lado, pretende reforçar o investimento no turismo de lazer e, para isso, deve reforçar a ligação do Nordeste com os países europeus a partir da Espanha. Nesse sentido, o Aeroporto do Recife deverá ser transformado em um tipo de hub para essas novas rotas, que poderão ser no modelo de charter. A Espanha conta com a companhia aérea Iberia, que adquiriu a Air Europa, especializada em pacotes charters.

Durante a reunião, Rosália Lucas, secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, apresentou o potencial econômico e turístico da cidade, destacando o viés de promoção de grandes eventos como o Maior São do Mundo e o Carnaval da Paz. O trade turístico de Campina Grande também apresentou propostas para aumentar a malha aérea para cidade, incrementar em 300 metros o tamanho da pista de pousos e decolagens e requalificar o João Suassuna para categoria 4C.

Fábio Cardoso