Operadores canadenses participam de famtour em Bertioga, em São Paulo

Cotidiano Roteiros

Uma comitiva procedente do Canadá, formada por 7 profissionais dedicados a operações e criação de produtos turísticos referenciados pelo Circuito Litoral Norte de São Paulo, chegou a São Paulo no dia 12 de dezembro. A programação do Famtour foi até sábado, 14. A promoção do evento constitui ação do Consórcio Turístico Circuito Litoral Norte, do qual Bertioga faz parte, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Air Canada.

A geografia do circuito abrangeu os municípios de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. A Região é rica em atrações que se integram por meio da Cultura, Belezas Naturais, Ecoturismo, Esportes, Conforto na Hospedagem, Gastronomia, Eventos e Centros Comerciais. Fica a 180 km da Capital.

Do Aeroporto de Guarulhos, os visitantes rumaram para Bertioga, com uma programação intensa o dia todo. Foram recepcionados pelo presidente da BCVB – Visite Bertioga, Edison Fernando Garcia Gimenez, presidente do Visite Bertioga.

Desenvolvimento Turístico

Objetivo da ação é promover o Litoral Norte paulista como principal opção a partir da cidade de São Paulo; garantir conectividade aérea; Integrar a oferta de produtos na Região do Litoral Norte; e apresentar ao trade do Canadá fornecedores qualificados e capacitados para montagem de produtos turísticos. Adicionalmente, busca conquistar mídia espontânea no Canadá, enquanto polo emissor.

O 1º dia dos visitantes canadenses

Durante o percurso em direção ao Litoral Norte, a comitiva fez uma parada para registro fotográfico, no Mirante Véu da Noiva, já em Bertioga. Em seguida, fizeram uma visita monitorada ao Forte São João, o mais antigo do Brasil (1532) e, também, foram conhecer as escunas da localidade. O passeio pela Foz do Rio Itaguaré antecedeu o almoço no Índia das Ostras Bertioga. Ali se deu uma rodada de apresentação de fornecedores turísticos.

A próxima etapa, no início da tarde, incluiu a visita à Tribo Indígena Rio Silveiras, entre Bertioga e São Sebastião, remanescente dos povos tupiniquins. Depois da experiência inédita para os visitantes estrangeiros, eles se dirigiram aos hotéis programados no roteiro, em Maresias.

O happy hour se deu de frente para o mar, no quiosque Canto do Rio. E o jantar com pé na areia foi no Badauê, na praia de Maresias. Antes do traslado de van para os hotéis, a comitiva canadense visitou o Beco da Mulher Maravilha, fez tour pelos bares Miolo e Espetaria e noite livre no Santo Gole.

Na sexta-feira e no sábado, dia 13 e 14/12, a programação se concentrou em São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. Consiste em visitas a pontos turísticos relevantes e atividades, a exemplo do Passeio com Mergulho na Ilha das Cabras, em Ilhabela. A volta para São Paulo ocorreu às 12h30, de sábado, com destino ao Hotel Renaissance.

Bertioga surpreende

A cidade dispõe de infraestrutura competitiva, com destaque para o seu parque hoteleiro e gastronômico. Além da proximidade do Aeroporto de Guarulhos, Bertioga tem a seu favor a tradição histórica, enquanto importante núcleo urbano na fase heroica da colonização brasileira. Dispões de reservas indígenas disponíveis para visitação, recursos naturais privilegiados e lazer aquático.

Jornalistas especializados em turismo, que visitaram o destino no início do mês, publicaram que chegou o momento “para desfazer o ranço de que Bertioga é somente via de tráfego para alcançar outros destinos no litoral paulista, exceto a badalada Riviera de São Lourenço, que integra o município. A cidade tem vida própria e muito a oferecer”. Em resumo, Bertioga dispõe de 87 meios de hospedagem; total de 4.500 leitos; taxa de ocupação média de 55% e 24 agências de receptivos turísticos.

“A organização da sociedade civil contribui com a gestão pública por meio de uma série de ações voltadas à promoção turística; captação, geração e incremento de eventos, assim como com a realização de atividades voltadas à capacitação, que visam melhorar a qualidade do atendimento prestado aos visitantes de negócios e lazer”, comenta Edison Fernando Garcia Gimenez, presidente do Visite Bertioga.

AMIgo! Comunicação Integrada